O evento ExpoAfro, promovido pelo Departamento de Cultura da Prefeitura de Nova Odessa em celebração ao mês da Consciência Negra e marcado originalmente para a última sexta-feira (26/11), precisou ser adiado em função de problemas externos causados por chuvas no município. Agora, a feira que visa homenagear e dar visibilidade a cultura afro-brasileira da cidade acontece nesta sexta-feira (03/12), na Praça Central José Gazzetta.

Durante o evento, artistas – entre artesãos e grafiteiros – vão expor e comercializar peças, entre elas artigos de artesanato em madeira, biojoias, turbantes, bonecas de pano, desenhos e caricaturas etc.

Pratos como acarajé, salgados, pastéis e outros também farão parte da gastronomia típica comercializada no local. Com a retomada gradual dos eventos, o uso de máscaras segue sendo obrigatório em Nova Odessa, e o evento seguirá respeitando as medidas de distanciamento social, exceto no momento do consumo de gêneros alimentícios.

Cadu Pinnotti Jr, responsável pela Diretoria de Cultura e Turismo, comentou sobre a importância do evento na cidade. “É necessário que haja da nossa parte meios de combatermos o racismo estrutural, que ainda é tão presente em nossa sociedade. E é através de datas como a da Consciência Negra que temos oportunidade para discutir a história do povo negro em nosso país e buscarmos novas alternativas para extinguir o preconceito relembrando sempre que racismo é crime”, disse.

Uma das exposições será um ensaio fotográfico com o nome “Projeto Dandara”, do fotógrafo novaodessense Jonas Souza, dedicado exclusivamente a mulheres negras, estreado no Dia da Consciência Negra e que busca refletir a força, a beleza e o empoderamento delas.

PROGRAMAÇÃO

O palco da praça central será comandado por artistas negros de Nova Odessa e região. A ExpoAfro será aberta com a apresentação de capoeira, seguida de pagode, rap e poesia:

19h: Capoeira – Grupo Mestrando Pacato

19h40: Pagode – Grupo Blackout

20h30: Rap e Poesia – Carlão D’us Dreads, MC M Vini, 2ª Ideologia e Ressurreição