A equipe da Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Americana participou na última sexta-feira (10) do anúncio da premiação do projeto em que tem parceria com o Colégio Salesiano Dom Bosco sobre preservação de abelhas “Vamos polinizar essa ideia”. O projeto do Colégio Dom Bosco ficou entre as quatro principais histórias do concurso internacional Rainforest Kids Challenge (Desafio da Floresta Tropical para Crianças), conquistando a posição “Top 4”.
A participação no concurso foi aberta para todas as crianças e adolescentes que estão comprometidas com ações práticas a fim de salvar e proteger as florestas, que estão em risco devido à mudança climática e à devastação generalizada da ecologia. O objetivo é mobilizar o aluno a agir e resolver qualquer problema que tenha impacto direto ou indireto na floresta.
O secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, parabenizou a escola Dom Bosco, diretoria, alunos e professores pela conquista. “Foi um reconhecimento ao trabalho e pela história desde o início deste projeto. É um projeto que devemos levar para todo o município, ampliando as ações com a participação da equipe de Educação Ambiental. Este ano o tema abelhas já foi inserido no Calendário Ambiental e será criada a Vila das Abelhas na sede da Secretaria, para visitas monitoradas às abelhas sem ferrão”.
A parceria da prefeitura com a escola Dom Bosco para ampliar o projeto no município foi firmada no dia 30 de julho, com as participações do prefeito Chico Sardelli, do secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, do diretor geral do Colégio, padre Aramis Biaggi, Paula Parolin, educadora educacional, e Bianca Moro Carlstron, professora e bióloga, embaixadoras do projeto, alunos, representantes da escola e da prefeitura.
Na ocasião, o prefeito Chico Sardelli ressaltou a importância do projeto de incentivo à população para a preservação das abelhas, destacando a atuação fundamental da escola e dos alunos e da parceria com a prefeitura para replicar o projeto na cidade.
O projeto tem o objetivo de aumentar a população das abelhas, que estão ameaçadas de extinção, preservando as espécies da região, como a Jataí, Mandaçaia e Arapuá, mocinha branca, mirim preguiça, entre outras, que têm uma importante função de polinização no meio ambiente.