Tendência de beleza, os cílios postiços são uma opção popular para
muitas pessoas que desejam realçar o olhar, deixando uma aparência mais marcante e sofisticada, mas é preciso adotar certos cuidados na sua utilização. Sempre que houver um objeto estranho próximo a região dos olhos, há um potencial risco de problemas e todo cuidado é pouco.
O principal risco associado ao uso de cílios postiços e á possibilidade de danificar seus cílios naturais. A aplicação e a remoção inadequada dos cílios podem puxar e danificar os cílios naturais, resultando em queda de cabelo e dano permanente. Além disso, a cola utilizada para fixar os cílios pode causar reações alérgicas em algumas pessoas, ocasionando inchaço e irritação nos olhos.
Outro fator pode estar associado a possibilidade de infecção. Se os cílios postiços não forem higienizados adequadamente antes da aplicação, bactérias e germes podem se acumular, o que pode levar a infecções oculares, incluindo conjuntivite alérgica.
A Blefarite, inflamação não contagiosa que afeta as pálpebras, também é um problema recorrente para quem abusa do alongamento dos cílios sem os cuidados adequados. Segundo o Dr. André Borba, oftalmologista e especialista em cirurgia reconstrutiva e estética das pálpebras, a doença pode se apresentar de forma infecciosa e alérgica, e os sintomas podem ser coceira, ardência, vermelhidão e edema, também podendo levar a irritação, lacrimejamento, sensação de corpo estranho e incômodo a luz.
De acordo com a Sociedade Brasileia de Oftalmologia, duas em cada dez mulheres que utilizam grande quantidade de maquiagem e acessórios nos olhos apresentam problemas oculares.
Como proceder em caso de irritação nos olhos
Em situações de reações alérgicas na região dos olhos, tais como coceira, ardor e inchaço, em decorrência do uso dos cílios postiços o ideal é adotar procedimentos de higienização para aliviar os sintomas:
- Fazer compressas como soro fisiológico
- Lavar bem a região dos olhos com sabão neutro e água em abundância
- Consultar o oftalmologista assim que possível para verificar se não houve dano mais sério.
A utilização dos cílios postiços pode ser uma ótima opção de embelezamento, mas é necessário ficar atento aos possíveis riscos iminentes e adoção de medidas de precaução para minimizá-los. É recomendável escolher um profissional qualificado para realizar o procedimento, usar produtos de qualidade e não esquecer da limpeza diária. Em casos aparentes de reações alérgicas, o indicado é buscar ajuda de um médico especialista.
Mulheres 50+ brilham no Oscar com pele impecável
Sobre o Dr. André Borba
É doutor em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorando pela Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Fellowship em Oculoplástica pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA/ EUA). Professor Assistente do Setor de Oculoplástica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Caminho para o Sucesso: Tornando-se Modelo na Era da Diversidade |
Dicas e Reflexões Sobre a Ascensão da Diversidade no Mundo da Moda No universo vibrante e dinâmico da moda, não há barreiras para quem deseja mergulhar nesse universo exuberante. Mais do que glamour e luxo, ser modelo oferece oportunidades únicas: a possibilidade de viajar pelo mundo, ganhar dinheiro, ganhar reconhecimento e muito mais. A moda está passando por uma evolução significativa, abrindo suas portas para a diversidade e o individualismo. Com a ajuda de profissionais experientes como Elian Gallardo, uma carreira de sucesso pode estar ao seu alcance. Com mais de 20 anos de carreira, Gallardo tem um olhar clínico para descobrir talentos. Ele foi responsável por encontrar e gerenciar carreiras de tops models, como Rodrigo Hilbert e Lucas Cristino. Segundo ele, a indústria da moda está se tornando mais receptiva à diversidade e aos diferentes perfis, e critérios rígidos como altura e medidas padrões já não são tão importantes quanto antes. “A moda está mudando,” Gallardo explica. “Estamos vivendo em um mundo onde as pessoas estão se tornando cada vez mais confortáveis em sua própria pele, e isso está se refletindo na indústria da moda. Não estamos mais limitados pela altura, peso ou cor da pele. Estamos buscando pessoas que têm personalidade, que têm algo a dizer.” |
Siga o Novo Momento no Instagram @novomomento