A confiança dos empresários do comércio recuou 3,1% em novembro de 2013 em relação ao mesmo mês do ano passado. Esta foi a quarta queda seguida na comparação anual, segundo o Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio), divulgado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Segundo a pesquisa, a queda foi provocada, principalmente, pelo recuo acentuado no subíndice que mede a percepção das condições atuais em relação ao estado geral da economia (-10,4%).
As expectativas e as intenções de investimento registraram variações menos expressivas de -0,6% e -0,1%, respectivamente.
???Após um período de forte crescimento no nível de atividade do setor até 2012, a desaceleração significativa verificada em 2013 tem corroborado para uma percepção menos favorável das condições econômicas por parte dos empresários???, afirmou o economista Fabio Bentes.
Em relação a outubro de 2013, o recuo foi de 0,6%, a primeira queda em quatro meses. O resultado contraria as expectativas para novembro, um mês que tipicamente apresenta aumento na confiança do setor.