Dois homens foram presos em flagrante no final da tarde desta segunda-feira por patrulheiros da Gama acusados de terem roubado a caminhonete de um corretor de imóveis de 50 anos no Parque Novo Mundo. Um dos indiciados foi o responsável pela abordagem à vítima, enquanto o segundo dava cobertura em um Golf prata com placas de Campinas. A dupla teve prisão decretada e foi transferida na noite de ontem para a Cadeia Pública de Sumaré.
De acordo com o proprietário do veículo, que fazia uma visita a um cliente na Rua das Garças por volta das 16h45, ele voltava para a caminhonete quando foi abordado pelo desempregado Luiz Paulo Oliveira de Souza, de 24 anos, que, armado com uma pistola 380 municiada com 15 cartuchos exigiu as chaves do veículo ??? uma S10 branca – e fugiu sentido Cidade Jardim.
Segundos depois, uma viatura do GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Gama, com os GCMs Costa e Crevelaro, passou pela mesma rua e foi abordada pelo corretor de imóveis avisando que acabara de ser roubado. Os guardas ainda conseguiram ver a caminhonete alguns metros adiante.
A vítima relatou que enquanto se dirigia à casa do cliente chegou a cruzar ???duas ou três vezes??? com um Golf prata ocupado por duas pessoas; logo após o roubo, o mesmo carro passou pelo local ??? apenas com o motorista. A viatura pediu apoio pelo rádio e relatou sobre o segundo veículo.
Costa e Crevelaro seguiram no encalço da S10, que tomou rumo pelo Mathiensen. Em frente ao Posto de Atendimento Integrado (PAI) do bairro, na Rua das Alfazemas, o ladrão com o veículo se viu sem saída atrás de um ônibus da VCA que estava parado no ponto. Então, Souza deu marcha à ré no veículo com a intenção de acertar a viatura, e acabou danificando a parte dianteira direita do carro da corporação. Neste momento os guardas perceberam que o suspeito estava com a arma em punho e engatilhada para o disparo. Quando o coletivo começou a deixar o ponto, o suspeito tentou ultrapassar pela direita, mas ficou com o carro prensado entre o ônibus e uma árvore ??? foi neste momento que os GCMs partiram para a abordagem e detiveram Souza.
Enquanto isso, a viatura dos GCMs Padilha, Asbahr e o sub-inspetor Borges se dirigiam ao local e se depararam com o Golf prata pela Rua das Hortênsias, no que foi devidamente abordado. Dirigindo o veículo estava o pintor Fernando Macelo Gicolotti, de 29 anos e que, assim como Luiz Paulo, é morador do Jardim Paulicéia em Campinas. Gicolotti havia cumprido pena de dez anos de prisão e possui passagens pela polícia por roubo, furto e tráfico. Ele estava solto havia um ano, e ainda sob o regime de liberdade condicional.
Em seu telefone celular estavam registradas chamadas para o telefone de Luiz Paulo em horário correspondente a pouco antes e pouco depois do roubo. Eles foram levados ao plantão policial da Delegacia Seccional de Americana, onde a vítima reconheceu os suspeitos e o delegado Robson Gonçalves de Oliveira decretou a prisão em flagrante da dupla, que foi transferida à Cadeia Pública de Sumaré. A arma, as munições e os telefones dos acusados foram apreendidos. A S10, avariada, foi devolvida à vítima.