A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Sumaré recolheu 4 toneladas de material de propaganda eleitoral deixado nas ruas do município após o primeiro turno das eleições, no último dia 5 de outubro. Durante os três dias seguintes o pleito, houve uma força tarefa dos funcionários dasecretaria que, durante todo o dia, realizaram o trabalho de limpeza e varrição.
Segundo resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a distribuição de material gráfico após as 22 horas do dia que antecede a eleição configura propaganda irregular, passível de multa que vai de R$ 2 mil a R$ 8 mil. Também constitui infração a propaganda que ???prejudique a higiene e a estética urbana???. Contudo, a punição é difícil já que nesses casos o infrator deve ser pego em flagrante.
Nova força tarefa da equipe da Limpeza Pública Municipal deve ser feita na segunda-feira após o segundo turno das eleições, marcado para o próximo dia 26 de outubro, um domingo. Como haverá eleição apenas para presidente, no entanto, a expectativa é que haja menos lixo nas ruas desta vez.