da BBC.Br- O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) diz acreditar que a economia brasileira começará a se recuperar já em 2016, como resultado dos ajustes fiscais e do plano de infraestrutura anunciados recentemente pelo governo.
“Aplaudo o ajuste. O que o Brasil está fazendo é correto e me parece que veremos no próximo ano o início de uma recuperação. Tenho fé que, a partir do ano que vem, os efeitos desse ajuste comecem a ser visíveis e resultem em melhoras na economia brasileira”, afirmou o presidente do BID, Luis Alberto Moreno, em entrevista à BBC Brasil. Ele não estimou, no entanto, quanto o PIB brasileiro vá crescer no ano que vem.
Segundo a assessoria de imprensa do banco, diferentemente de outros órgãos, como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e Banco Mundial, o BID não faz estimativas internas sobre o crescimento dos países, recorrendo, em contrapartida, aos dados fornecidos pelos bancos centrais.
A previsão de Moreno vai em linha com a do mercado brasileiro que calcula que o PIB vá crescer 1% no ano que vem, de acordo com o último boletim Focus, divulgado semanalmente pelo BC (Banco Central).