A Câmara de Santa Bárbara d???Oeste sediou, nesta quinta-feira (24), a solenidade de entrega do Título Honorífico de Cidadão Barbarense ao desembargador José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). A honraria foi concedida após aprovação de decreto-legislativo de autoria do presidente do Legislativo, vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior.
A solenidade também contou com a presença do prefeito Denis Andia, do juiz Paulo Henrique Natal, diretor em exercício do Fórum de Santa Bárbara d???Oeste, dos deputados estaduais Chico Sardelli e Aldo Demarchi, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Santa Bárbara d???Oeste, Frank Vinícius Cones, dentre outras autoridades do Legislativo e do Judiciário de toda a região. O evento contou com apresentação do maestro e tenor Paulo Bellan e da soprano ligeiro Isabelle Bellan.
Antes de efetuar a entrega do título, Juca parabenizou o presidente do TJSP por sua biografia e por comandar a maior Corte estadual do País, com cerca de 2,5 mil magistrados e mais de 50 mil servidores. ???Além de reduzir despesas não essenciais e de sua luta diária por mais eficiência no Judiciário, Nalini tem marcado sua gestão à frente do Tribunal pelo diálogo e por insistir na tese de que é preciso criar alternativas à via judicial para a solução de conflitos na sociedade. Essa é uma questão de cidadania???, destacou Juca.
O homenageado agradeceu a cidadania barbarense, destacando a história do Município, conhecido em todo o País como Pérola Açucareira, mas também pela fabricação do primeiro automóvel brasileiro, o Romi-Isetta. Em seu discurso Nalini ressaltou a importância da consciência ambiental, que deve ser despertada na juventude, assim como o Plano Municipal de Maio Ambiente e Zoneamento Ambiental. ???Assim como outras cidades da Região Metropolitana de Campinas, Santa Bárbara perdeu seu maior patrimônio, pois não conseguiu escapar da destruição da Mata Atlântica. O estresse ambiental tem de ser levado a sério pela gente barbarense, pois hoje a cidade ainda é considerada uma das áreas mais vulneráveis quanto a enchentes e assoreamentos???, destacou.
BiografiaJosé Renato Nalini nasceu em Jundiaí, em 1945, e formou-se em Direito pela PUC Campinas, em 1970. O desembargador assumiu o cargo de promotor de justiça em 1973 e ingressou na magistratura em 1976, como juiz substituto da 13ª Circunscrição Judiciária, com sede em Barretos.
Ele também trabalhou nas comarcas de Monte Azul Paulista, Itu e Jundiaí, além da Capital. Foi promovido em 1993 ao cargo de juiz do Tribunal de alçada Criminal, onde ocupou os cargos de vice-presidente e presidente. ?? desembargador desde 2004. Foi eleito para integrar o ??rgão Especial do TJSP por duas vezes e foi corregedor geral da Justiça (biênio 2012/2013). Atualmente, atua como presidente do TJSP. Também é professor universitário e ex-presidente da Academia Paulista de Letras.