O aluno Kaynan Lima de Matos, de 13 anos de idade, da Escola Municipal do Ensino Fundamental, Emef, Florestan Fernandes, do bairro Morado do Sol, vai receber em Campinas e Salvador (BA) a medalha de ouro que ganhou na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escola Pública, OBMEP. Em Campinas, a cerimônia acontece nesta sexta-feira (28), às 10h e, em Salvador, dia 8 de julho.
Da Rede Municipal de Ensino de Americana 43 alunos e dois professores foram premiados na Olimpíada. Destes, 37 estudantes receberam medalhas de Menção Honrosa; dois ganharam medalhas de bronze, um, de prata e um, de ouro. Os professores vão ganhar diplomas de homenagem e livros de apoio à formação em matemática.
“Parabéns especial ao pai e à mãe de Kaynan. A Secretaria Municipal de Educação reconhece e parabeniza os professores e alunos pelo honroso prêmio, motivo de orgulho para a Rede Municipal de Americana. Parabéns para todos alunos e professores premiados”, disse a secretária de Educação, Evelene Ponce Medina.
“Para mim é um orgulho ser professora de um menino tão talentoso como o Kaynan. A escola Florestan sempre incentivou a participação de todos na OBMEP para que pudessem ter oportunidades de alcançar novos voos na Matemática e assim revelar novos talentos a cada ano. Temos que valorizar os professores dos anos iniciais aos anos finais, é um trabalho de formiguinha, coletivo da escola. Não tinha como não ir para Salvador. ?? uma premiação pessoal também, a consagração de todo um trabalho realizado na escola”, disse a professora de Matemática da Emef, Renata Bosso, que vai acompanhar seu aluno Kaynan em Campinas e Salvador. ?? a primeira vez que a escola recebe uma Medalha de Ouro.
“Normalmente sou um aluno dedicado na escola. Em casa gosto de pesquisar aqueles assuntos da escola que tenho pouco conhecimento”, disse Kaynan, que não acreditou muito em ter recebido a Medalha de Ouro quando foi verificar sua premiação. “Primeiro procurei pela Medalha de bronze. Quando vi que foi Ouro achei que tinham colocado errado. Não acreditei. Achei que era um sonho. Fiquei muito feliz. Foi uma surpresa muito grande”, disse sorrindo.
Os pais de Kanyan, Francisco Alves e Eliana Matos, se sentem orgulhosos, e vão acompanhar o filho em Campinas e Salvador. “Para a gente é um prêmio. Para o pai é uma maravilha”, confessou Alves. “Estou com a emoção a mil. Muito feliz. Eu sempre acreditei na capacidade dele”, disse Eliana.
Em Campinas vão participar da cerimônia regional de entrega de medalhas quatros alunos e dois professores da Rede Municipal. Solange de Oliveira Villalta e Tania Duarte, professoras da Emef Paulo Freire. Medalha de Ouro, Kaynan Lima de Matos, Emef Florestan Fernandes; Medalha de Prata ,Arthur Magalhães Bertipaglia, Emef Paulo Freire; Medalha de Bronze, Mateus de Oliveira, Emef Jonas Correa de Arruda Filho e Hillary Castilho Peres, da Emef Paulo Freire.
OBMEP
Mais do que testar o conhecimento matemático dos alunos, a Olimpíada busca despertar o interesse pelo estudo dos números por meio da lógica, raciocínio e criatividade, com perguntas divertidas, explorando o lado prático e sua abordagem no dia a dia. Em 2018, a mais importante competição científica brasileira teve 54.496 escolas participantes, superando o número de instituições inscritas no ano anterior (53.231).
Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3ºano do Ensino Médio, a OBMEP é realizada pelo IMPA, (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: Estimular e promover o estudo da Matemática.