Americana sediou na manhã desta sexta-feira (3), nas dependências da FAM (Faculdade de Americana), a 8ª reunião anual da Comissão Intergestora Regional de Saúde (CIR) da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O secretário municipal de Saúde, Gleberson Miano, abriu o evento, que teve a participação de aproximadamente 30 integrantes, entre secretários de Saúde e técnicos de 14 municípios da região.

A CIR é uma comissão permanente que tem como objetivo discutir, negociar e decidir junto aos gestores municipais e à Secretaria Estadual da Saúde a pactuação da rede regional e suas regras, fluxos e ofertas de serviços. Por ser deliberativa, existe sempre a representação do Estado e também dos secretários municipais que, na impossibilidade de comparecimento, indicam técnicos da área.
Entre os assuntos discutidos estava a situação epidemiológica regional, com destaque para o sarampo e a poliomielite; o fluxo de atendimento aos casos secundários de tuberculose; a retomada do grupo técnico obstétrico neonatal; a superlotação nas UTIs neonatais; as cirurgias cardíacas, entre outras demandas.
Segundo Gleberson Miano, a reunião foi muito proveitosa, considerando a importância sobre cada assunto tratado. “A reunião foi muito positiva porque vários assuntos foram abordados, entre eles a UTI neonatal, cirurgias cardíacas, o combate à dengue, ao escorpião e à febre maculosa”, explicou Miano. O secretário destacou que as reuniões também têm sido oportunas para que os municípios se fortaleçam em meio à falta de investimentos financeiros das esferas estadual e federal no setor. “Nesses encontros, a gente aprende muita coisa e começa a ver também como os municípios estão se unindo para combater um problema comum que é a falta de recursos financeiros para investir na Saúde”, declarou.
A comissão é composta por representantes de Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morumgaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Barbara d’Oeste, Santo Antonio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.