O Bondi, aplicativo de mobilidade urbana que conecta pessoas e empresas a um veículo de transporte coletivo (vans, micro-ônibus e ônibus) para deslocamentos dentro da cidade ou para transporte rodoviário, começa a operar nesta quarta-feira (15/8) em todo o estado de São Paulo. A startup investiu em novas tecnologias para melhorar sua performance e se tornar web app com serviço inédito no mercado mundial. Agora, ao invés de baixar o Bondi de uma loja virtual, basta o passageiro acessar o site da empresa e fazer o download do ícone para o celular.
As vantagens do web app do Bondi são agilidade no carregamento das informações, navegação semelhante a aplicativos e conteúdo altamente visual e intuitivo. ???Como os web apps são hospedados online, podem ser acessados por qualquer smartphone a partir de seu navegador. Isso reduz os custos com desenvolvimento, o que é um excelente caminho para uma startup, como o Bondi. Já nosso usuário ganha uma nova experiência de navegação e poupa parte da memória do celular. Estamos atentos a como caminha o mercado de tecnologia e apresentamos uma solução ao mesmo tempo bastante flexível em termos de custo e com alta funcionalidade???, explica Juliana Benedetti, CEO do Bondi.
Do ponto de vista do serviço, o Bondi continua igual: pode ser usado tanto por empresas quanto por pessoas físicas que queiram solicitar viagens imediatas ou com hora marcada, sem intermediários e com preço até 40% menor do fretamento normal.
O uso do web app é simples. Basta cadastrar os dados pessoais ou empresariais, informações de pagamento, inserir local de partida e destino final. O Bondi identifica a van, micro-ônibus ou ônibus mais perto do ponto de partida, cruza com os demais passageiros e gera o custo final. O pagamento é feito por meio de cartão de crédito ou débito, sendo dividido automaticamente pelo grupo ou debitado do cartão corporativo, no caso de contratação por pessoa jurídica. Para os dois nichos, há medidas extras de segurança para passageiros e motoristas.
As vantagens para pessoas físicas, além do preço, são de que a contratação é rápida, fácil e sem burocracia. Com o Bondi, é possível ter vários pontos de embarque e desembarque para facilitar a ida ou a volta. Como o deslocamento é compartilhado, o pagamento também é dividido entre os passageiros, conforme a rota da viagem (quem desce primeiro, paga menos). Os motoristas do Bondi são certificados e os veículos passam por revisões a cada seis meses. Além disso, as viagens de Bondi possibilitam a interação e networking.
Para empresas, a solução de fretamento pode ser mais econômica do que a usualmente contratada. Isso porque, com o Bondi, as empresas podem extrair relatórios e controlar os custos, o uso do transporte e a localização dos funcionários de forma rápida e prática. Quem contrata o Bondi tem total transparência de todo o processo de precificação.
O Bondi, por oferecer soluções seguras e sustentáveis de mobilidade urbana coletiva, também é vantajoso para São Paulo. Pesquisas apontam que trocar o uso de carros por meio coletivo de transporte pode acabar com engarrafamentos, reduzir os custos de transportes em 55% e diminuir o tempo de viagem de quem mora em áreas periféricas.