O NU.app pretende informar aos clientes dos bancos dados referentes as taxas e tarifas cobradas por instituições financeiras no Brasil.  Desenvolvido pela Plug Apps, o aplicativo denominado NU.app promete entregar serviços de Hypermarket para o setor e mudar a maneira como as pessoas escolhem os serviços bancários e de financiamento no país.
De acordo com Oziel Figueiredo, CEO da Plug Apps, a ideia é que o NU.app se torne aberto para que empresas e clientes utilizem essas informações para escolher a melhor instituição financeira.
“Nossa intenção com o NU.app é disponibilizar informações exatas sobre as taxas que são oferecidas aos clientes de um determinado banco, seja ele digital ou tradicional. Com o NU.app, os clientes podem fazer buscas e saber quais instituições bancárias oferecem as menores taxas para um determinado tipo de produto, por exemplo, explica Oziel.
A importância de um buscador para tarifas
O NU.app também tem a intenção de auxiliar clientes com informações que muitas vezes são restritas ao grande público. Um levantamento feito pela Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, com as tarifas bancárias de seis instituições financeiras, o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander, mostraram a disparidade de valores cobrados pelas instituições financeiras.
“Com o NU.app, os clientes podem saber quantos os bancos cobram por uma determinada operação de financiamento, por exemplo. Todas essas informações estarão no aplicativo e ter informações sobre a disparidade de valores cobrados pelas instituições financeiras não será algo tão incomum entre os consumidores. Além disso, com o app, os consumidores terão a oportunidade de saber quais as menores taxas de financiamento”, comenta Oziel.
NU.app também vai monitorar Fintechs
Os bancos digitais também terão informações referente as taxas no NU.app, já que as fintechs, apesar de oferecer conta bancária sem tarifa e cartão de crédito sem anuidade, também cobram taxas dos clientes em determinados serviços.De acordo com a Cantarino Brasileiro, especializada na geração de conteúdo de valor para inovação dos negócios, divulgou uma pesquisa sobre Bancos Digitais em 2019. Os principais quesitos considerados por eles para trocar um banco tradicional por um digital são “não ter que ir ao banco” (32%) e “acesso 24 horas” (29%). Para os demais, a taxa continua sendo o principal critério de escolha de um banco. Seguido da tradição e confiança.
“As Fintechs também estão no NU.app e, mesmo que depósitos na conta sejam por transferência ou pagamento de um boleto, estratégia para evitar que clientes tenham de pagar cerca de R$ 10 por uma TED para tirar o dinheiro de um grande banco, outras taxas são inseridas em outros produtos bancários como em um financiamento, por exemplo. Por essa razão, é importante que os clientes saibam por meio do aplicativo NU.app o que estão pagando, finaliza Oziel.