Na hora do almoço, em praças de alimentação, o tamanho da fila pode influenciar na escolha do restaurante tanto quanto o sabor do prato. Para reduzir a primeira e deixar o foco dos consumidores no último, o aplicativo Onyo (www.onyo.com) permite fazer o pedido com antecedência em estabelecimentos cadastrados.
Tem dado certo: na Piadina Romagnola, por exemplo, o app é responsável por um volume de compras equivalente ao de um caixa durante o horário de pico. “A ferramenta melhora a experiência do cliente, elimina o tempo de espera para fazer pedidos e funciona como um chamariz para aqueles que ainda não conhecem o restaurante”, afirma Roberto Celidônio, diretor geral da rede – especializada no pão tradicional italiano – que tem cinco unidades em São Paulo.
Na Piadina Romagnola, após poucos meses de operação, os pedidos feitos por meio do app já respondem por 10% do total de vendas. “A novidade facilita a gestão do nosso programa de fidelidade, que controlamos por meio do aplicativo, e acaba melhorando a recorrência da clientela”, conta o diretor do restaurante.
Fernanda Pulgaci, CEO do Arabia, nome tradicional da comida árabe em São Paulo, explica que o modelo da Onyo traz ainda vantagens do ponto de vista administrativo. “A dinâmica de operação dos caixas pode gerar incongruências como a sinalização de que o pagamento foi feito com cartão de uma bandeira quando foi feito com outro. A Onyo elimina esse tipo de erro”, afirma.
O Arabia opera três unidades expressas em shoppings da cidade. Herdeira de uma família com experiência na área, Fernanda destaca que o aspecto mais interessante do aplicativo é a inovação. “O setor alimentício é carente nesse sentido. ?? uma novidade que atende a uma demanda clara por tecnologia”, diz ela.