Elas incorporam como ninguém a personalidade da marca, conversam com o público como se fossem de carne e osso, interagem com facilidade e já são vistas de maneira natural pelos consumidores. As brand personas de várias empresas, ou influenciadoras virtuais, fazem sucesso no universo digital e são uma tendência crescente no mundo dos negócios.

A lista divulgada hoje pelo prêmio iBest mostra quais destas inovadoras influenciadoras virtuais mais se destacaram na função de aproximar o real do digital e melhorar a relação da empresa com o público. A premiação seleciona os maiores do universo digital com um algoritmo que pesquisa e quantifica milhares de iniciativas, apontando matematicamente os destaques de cada categoria para definir os Top10 do país a cada ano.

Top10

Confira as Top10 Brand Personas do universo digital brasileiro:

  • Baianinho da Casas Bahia
  • Carina do Carrefour
  • Dollynho da Dolly
  • Lu da Magalu
  • Mara da Amaro

 

  • Nat da Natura
  • Pinguim do Ponto
  • Rê da Rexona
  • Ully da Ultragaz
  • Zé Gotinha

Os brasileiros irão consagrar quem é o melhor do Brasil em votação que se inicia hoje, em www.premioibest.com, e que vai até 29 de agosto.

Para Marcos Wettreich, CEO do iBest, o prêmio também cumpre a função de bússola do mercado ao apontar a direção do interesse do consumidor brasileiro. “O iBest funciona como uma certificação digital para os melhores do país, ancorando a escolha do grupo de finalistas a métricas de engajamento, alcance e relevância e permitindo que as influenciadoras virtuais mais eficientes tenham a visibilidade e o reconhecimento de todos”, complementa Wettreich.

Recorde de votação e novidades

O crescimento de alcance da premiação ficou claro nas primeiras semanas deste ano, quando mais de três milhões de votos foram computados apenas na Fase Seleção, que indicou participantes para o Top10.

Nesta edição, a penetração do prêmio também aumentou significativamente, expandindo de 50 para 81 categorias contempladas. Agora, o iBest também aponta as principais revelações em áreas como Música e Humor; melhores por estado e iniciativas ESG, com boas práticas ambientais, sociais e de diversidade, entre outros assuntos de importância no mundo digital.  Os vencedores serão anunciados em novembro.

História

O iBest foi realizado pela primeira vez em 1995 e aconteceu até 2008, período em que foi não somente o maior prêmio da internet do Brasil, mas também do mundo. Em 2003, foi adquirido pela Brasil Telecom (atualmente Oi). Em 2020, Marcos Wettreich assumiu, novamente, o controle da marca e relançou a premiação, ampliada e focada em todo o universo digital.