Nesta semana, a atleta Damares Soledade de Almeida, representando Sumaré, conquistou o segundo lugar geral, competindo nas modalidades Salto em Distância, 100 metros rasos e Lançamento de Dardo, nas Paralimpíadas Escolares 2015, que foram disputadas em Natal, no Rio Grande do Norte.
Damares, apoiada pela Associação Pestalozzi de Sumaré, entidade conveniada à Prefeitura, havia participado da etapa estadual da competição, que ocorreu em agosto deste ano. Com o resultado, a atleta tem possibilidades de representar o município em competições no exterior.
Damares tem apenas 15 anos e possui deficiência intelectual. Representando Sumaré, ela ajudou o estado de São Paulo a ser tornar campeão das Paralimpíadas Escolares 2015. Na soma dos resultados das oito modalidades disputadas (atletismo, natação, bocha, judô, tênis de mesa, futebol de 7, goalball e tênis em cadeira de rodas), os paulistas alcançaram a pontuação mais alta e ficaram à frente de Rio de Janeiro e Minas Gerais, segundo e terceiro respectivamente.
A edição 2015 das Paralimpíadas Escolares ocorreu na semana passada, em Natal. Neste ano, a competição reuniu mais de 700 atletas de 12 a 17 anos, representando 24 Estados, o Distrito Federal e o Reino Unido. A competição é a maior do mundo entre atletas paralímpicos em idade escolar. As Paralimpíadas Escolares são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2006.