Previsão é confronto Leitinho x Bill

O ex-prefeito de Nova Odessa Bill Vieira de Souza (PSDB) parece começar 2023 a mil. Ele se reuniu esta semana com a vereadora Márcia Rebeschini (PV) e o presidente do PCdoB da cidade Renato Raugust.

Ele foi ao gabinete de Márcia e também participou Heliton Escorpeli. Ela postou o que segue.

Recebi no meu gabinete @renatoraugus, @helitonescorpeli e @bil_novaodessa tivemos um bate-papo bem produtivo!
A Câmara Municipal está de portas abertas para todos os cidadãos!!

 

Márcia foi candidata a deputada federal em 2022 e pode ser um dos nomes que vão pesar nas próximas eleições locais.  Ele teve 2,7 mil votos na cidade e saiu bem maior que entrou. Com a vitória de Lula (PT) na eleição, ela pode ser a ponte local com o novo governo.

E O PT? Pelo menos até o meio de 2024, Márcia vai ter que seguir no PV, partido que está hoje na Federação com PT e PCdoB. O comando local do PT é do advogado Thiago Beroco, que dificilmente aceitaria uma composição com o tucano- que também pode deixar o PSDB sem correr riscos. Caso queira mesmo seguir com o projeto do ex-prefeito em 2024, Márcia deverá migrar para algum partido que estará na oposição tanto a Leitinho quanto a Lula- ou do Centrão. A janela partidária para vereadores deve acontecer somente em 2024- provavelmente em março.

 

Bill atrai Márcia e trabalha por 2024

A cada ano eleitoral, ocorre a chamada “janela partidária”, um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de partido sem perder o mandato. Esse período acontece seis meses antes do pleito.

A regra foi regulamentada pela Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015) e se consolidou como uma saída para a troca de legenda, após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) segundo a qual o mandato pertence ao partido, e não ao candidato eleito. A decisão do TSE estabeleceu a fidelidade partidária para os cargos obtidos nas eleições proporcionais (deputados estaduais, federais e vereadores).

 

Siga o Novo Momento no Instagram @novomomento