O deputado estadual Antonio Mentor (PT) participou de uma reunião da Frente Parlamentar de combate ao tráfico de seres humanos para fins sexuais, a convite do Deputado Fernando Capez, na última sexta-feira. A atriz Claúdia Raia que deu vida à Lívia Marine, chefe de uma quadrilha que movimentava esse tipo de tráfico em ‘Salve Jorge’, também participou do encontro.

“Muito importante a reunião e vou me dedicar a debater e propor soluções para esse problema grave que atinge muitos brasileiros e brasileiras. Quero felicitar a coragem e a disposição da Autora de Novela Glória Peres e da Atriz Claudia Raia que mostrou que uma obra ficcional, muito bem elaborada e pautada na realidade pode nos levar a reflexões mais profundas e procurar alterações que deem a dimensão exata do problema. Vamos acompanhar e procurar propor soluções.

O tráfico de pessoas humanas para fins de exploração sexual merece toda a nossa atenção. Não existe uma legislação coercitiva que de conta do tamanho do problema.Para se ter ideia o lucro obtido com esse tipo de atividade criminosa é da ordem de mais de R$ 32 bilhões de dólares, sendo que países da  América Latina tem ???um lucro??? de mais de 14 bilhões de dólares por ano e que cada pessoa pode chegar a custar até 13 mil dólares. O principal destino é a Europa.
Entre as facilidades do tráfico estão promessas de bons salários, principalmente a pessoas de baixa renda, e é uma atividade de alto lucro e baixos riscos pois as traficadas entram com vistos de turistas. Agenciamento de babás,  garçonetes, dançarinas ou, ainda, mediante a atuação de agências de casamentos. Dentro desse contexto, é fácil entender por que parte do crime organizado está mudando seu foco de atuação das drogas e armas para o comércio de  seres humanos ??? ou então passando a atuar também nessa área.Qualquer política eficaz de combate ao crime organizado não pode negligenciar seus esforços contra o tráfico de pessoas.
Destacamos ainda como fatores importantes: Turismo sexual; Leis deficientes. Levantamento do Ministério da Justiça, realizado no âmbito de projeto implementado com o UNODC, apurou que os Estados em que a situação é mais grave no Brasil são estados do Ceará,São Paulo e Rio de Janeiro,por serem os principais pontos de saída do país,e Goiás. A Organização Internacional do Trabalho estima que 25 e 40 mil brasileiros são submetidos a trabalho forçado. ?? um problema de longa data que merece nosso apoio e vamos estar juntos.
Parabéns a Glória Peres pela abordagem e pela coragem de colocar tema tão importante e a atriz Cláudia Raia que deu uma veracidade a tal brutalidade. Podem contar conosco para que possamos corrigir esse erro histórico. Nosso mandato está à disposição e participará ativamente desse debate.”