A conjuntivite é uma é uma inflamação conjuntiva, a membrana transparente e fina que reveste a parte frontal do globo ocular (o branco dos olhos) e a superfície interna das pálpebras. Ela pode ser causada por várias razões, incluindo alergias, infecções bacterianas ou virais, irritação química, entre outras.
Embora a conjuntivite possa ocorrer em qualquer época do ano, é no inverno que os casos costumam ser mais evidentes. Devido as baixas temperaturas nesta época do ano, as pessoas ficam mais isoladas e com aquecimento, onde o ar é seco e circula menos. Além disso, o inverno também é um período em que várias infecções respiratórias são mais comuns, como gripes e resfriados, o que pode comprometer a região dos olhos.
Para prevenir a conjuntivite no inverno, é importante tomar algumas precauções:
- Evitar tocar nos olhos com as mãos sujas
- Lavar as mãos regularmente, especialmente, após o contato com pessoas doentes ou superfícies contaminadas.
- Manter uma boa higiene ocular, lavando os olhos com água limpa ou usando soluções específicas recomendadas pelo médico
- Evitar contato com direto com pessoas que tenham conjuntivite
- – Manter os ambientes internos bem ventilados
O Dr. André Borba, oftalmologista e especialista em cirurgia reconstrutiva e estética das pálpebras está à disposição da imprensa para esclarecer dúvidas.
Sobre o Dr. André Borba
É doutor em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorando pela Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Fellowship em Oculoplástica pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA/ EUA). Autor do livro Técnicas de Rejuvenescimento Facial com Toxina Botulínica e MD Codes TM, relator do livro Oculoplástica e Oncologia ocular, tema oficial do Conselho Brasileiro de Oftalmología 2021. Membro da Sociedade Brasileira e da Portuguesa de Medicina Estética, e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO), da Sociedad Panamericana de Oculoplastía (SOPANOP), e das sociedades norte-americana e europeia de cirurgia plástica Ocular e reconstrutiva. (ASOPRS e ESOPRS, nas siglas em inglês).