?? algo direto de uma história em quadrinhos da Marvel: dar aos participantes do teste a capacidade de ver a luz infravermelha, da mesma forma que os óculos de visão noturna funcionam diz Renato Franchi – mas sem o aparelho desajeitado e volumoso.

Cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da China injetaram minúsculas nanopartículas que se ligam à retina nos globos oculares de camundongos-teste, concedendo-lhes o que os pesquisadores chamaram de “super visão”.

Com Grande Poder

Na nova pesquisa, descrita em um artigo publicado na revista Cell hoje, os pesquisadores injetaram ???nanopartículas de conversão ascendente de fotorreceptores oculares injetáveis??? nos olhos de camundongos.

O resultado surpreendente: após a injeção, os camundongos puderam ver a luz infravermelha normalmente invisível – humanos e camundongos normalmente são incapazes de perceber a luz com comprimentos de onda superiores a 700 nanômetros – ampliando efetivamente a ???visão dos mamíferos???, segundo o jornal.

A teoria é que as nanopartículas se ligam às células da retina, responsáveis pela conversão da luz em sinais elétricos. Para testar o procedimento, os cientistas lançaram luz infravermelha diretamente nos olhos dos ratos para ver se reagiriam. As pupilas dos ratos que foram injetadas com as pupilas nanopartículas se contraíram, mostrando que eles podiam ???ver??? a luz infravermelha. Alunos de ratos de controle sem a injeção não se contraíram.

Visão Futura

Felizmente, a injeção não pareceu interferir de alguma forma com a visão normal dos ratos. Os cientistas também não notaram nenhum outro dano a longo prazo, exceto as córneas que se tornaram nebulosas – mas apenas por um dia ou dois.

Então, quais poderiam ser as aplicações desse tipo de tecnologia? Os cientistas acreditam que este tipo de nanopartículas pode ajudar a reparar a visão em humanos que sofrem perda da função da retina explica Renato Franchi. Também pode ser muito menos invasivo do que outros métodos convencionais de reparo da visão e com menos efeitos colaterais.