O indicador antecedente de Movimento do Comércio, da Boa Vista, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo Brasil, apontou elevação de 0,2% na comparação mensal dos dados dessazonalizados entre os meses de agosto e julho. Mais do que este leve aumento, o indicador mostrou uma redução no ritmo de crescimento com base na comparação interanual, que foi de 1,3% entre os meses de agosto de 2021 e agosto de 2020. Três meses antes, de maio a julho, o indicador havia apresentado altas de 19,5%, 8,6% e 3,9%, respectivamente, na mesma base de comparação. Diante disso, os resultados acumulados, no ano e em 12 meses, pouco mudaram em relação à aferição anterior. No ano, o indicador aponta crescimento de 1,9% até agosto, ante 2,1% em julho, ao passo que, na variação acumulada em 12 meses, ele aponta queda de 0,9%.

O resultado veio em linha com aquilo que já era esperado, uma vez que no período a confiança, tanto do consumidor quanto do comerciante, fraquejou. Além disso, os resultados observados na Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE, sugerem que o setor ainda está ganhando corpo após as fortes quedas registradas no ano passado, ou seja, a concorrência entre ambos deve ser maior nos próximos meses.

O consumidor que não optar pelo crédito para alavancar seu consumo de bens e serviços, provavelmente terá de escolher entre um e outro dado que a renda já está muito comprometida em relação ao ano passado. Caso contrário, o aumento esperado no custo do crédito também pode refletir numa redução do consumo. Vale ressaltar que a inflação deve tornar essas escolhas ainda mais difíceis.

De todo modo, não são poucos os argumentos que apontam para uma acomodação no varejo, confiança em queda, concorrência, renda comprometida, inflação e juros mais elevados. Todos eles, por sinal, reforçam a necessidade de maiores cuidados em relação ao orçamento, algo que ganha ainda mais importância uma vez que o mercado de trabalho, por ora, não reagiu de forma significativa frente aos avanços até aqui observados no combate à pandemia, com aumento da população imunizada e redução das restrições.

Metodologia
O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista por empresas do setor varejista. As séries têm como base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas.

Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.