As vendas do comércio físico brasileiro marcaram leve alta de 0,4% em novembro feito o comparativo com o mês anterior. No entanto, de acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, o cenário ano a ano (nov/20 x nov/21) revela uma variação negativa, com queda de 3,9%.
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, mesmo com a oscilação positiva em relação a outubro, esse quadro econômico tem que ser analisado com cautela. “O período de Black Friday deste ano conseguiu puxar o comércio. Apesar disso, o varejo físico não alcançou os níveis de desempenho necessários para superar o mês de novembro de 2020. Por isso, a alta mensal não deve ser considerada como tendência para os próximos meses”.
Na análise por segmentos, comparando novembro em relação a outubro de 2021, os únicos setores que registraram baixa foram o de Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas (-1,7%) e o de Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática (-1,2%). O aumento mais expressivo ficou para o segmento de Veículos, Motos e Peças (1,8%).
Tendo como base o recorte de comparação anual (nov/20 x nov/21), o cenário fica mais negativo, já que apenas o segmento de Material de Construção (4,1%) e o de Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática (0,8%), tiveram números positivos. Confira a seguir os gráficos com todas as informações setoriais: