O visto EB-5, concedido pelo governo americano mediante investimento, e que permite ao aplicante e sua família morar, trabalhar, investir e estudar legalmente nos Estados Unidos, traz algumas novidades, sendo que a principal é a mudança no valor que ocorrerá no próximo dia 21.

E nesses últimos meses, até mesmo devido a alteração do valor, muitas pessoas procuraram a nossa equipe para saber mais sobre centros regionais. Para alguns projetos que trouxeram para analise, aconselhei que não adquirissem as cotas, porque não apresentavam uma estrutura boa, e muito menos capacidade financeira. Por isso, decidi elencar alguns pontos que devem ser observados antes de apostar em polo que não seja confiável, o que pode resultar em um prejuízo irreversível.
O primeiro é se o centro regional tem capacidade financeira para concluir a obra independentemente do investimento que as pessoas fizeram através do EB-5. O projeto tem a possibilidade ser concluído sem o seu dinheiro? Esse tem sido um grande problema e é uma situação que já gerou a falência de alguns lugares.
No ano passado, houve pelo menos cinco ou seis casos documentados sobre a quebra de centros regionais, com dezenas de processos cancelados ou greencards que não foram  concedidos, justamente porque as obras não foram entregues. As pessoas perderam o dinheiro investido, além da oportunidade de morar nos Estados Unidos. Tudo desmoronou.
Há algo que ainda precisa ser lembrado, nenhum centro regional pode garantir o retorno do capital. O que hoje existe, e algumas instituições sérias fazem, são os seguros de conclusão de obra, contra falência e de acidentes naturais. Esses sim, além da capacidade financeira, vão garantir a geração de empregos e consequentemente o greencard. Então é preciso ter muito cuidado ao escolher.
Até o dia 21 de novembro ainda é possível realizar o processo de EB-5, fazer um investimento e protocolar o  pedido em um lugar que ofereça boa estrutura e desenvolvimento. Então quem pensa em fazer este projeto, deve ter em mente que o primeiro passo  é conversar com profissionais que atuam neste segmento e que têm o conhecimento de como realizar esse processoe  saber detalhadamente como prosseguir com toda a segurança, para que o sonho não se torne pesadelo.
*Daniel Toledo é Advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em direito internacional e consultor de negócios, sócio fundador da Loyalty Miami. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br ou entre em contato por e-mail daniel@toledoeassociados.com.br. Toledo também possui um canal no YouTube com mais de 64 mil seguidores https://www.youtube.com/loyaltymiami com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente.