Quem Muda a Cidade Somos Nós

Esse é o tema da 5ª Conferência Municipal das Cidades que será realizada no próximo dia 25, sábado, das 08h00min às 13h00min, no Plenário da Câmara Municipal de Americana, Praça Divino Salvador, nº 05, Bairro Girassol.

A Conferência das Cidades ocorre de três em três anos, e é realizada em três etapas: municipal, estadual e nacional. Tem como um dos principais objetivos debater com todos os segmentos da sociedade o planejamento urbano da cidade, visando melhorar as condições de vida da população e avançar rumo a um desenvolvimento sustentável.

A 5ª Conferência Municipal da Cidade de Americana contará com três expositores: o arquiteto Eder Roberto Silva, Diretor do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo e Membro do CREA/SP; o economista Fernando Vaz Pupo, ex Secretário de Habitação de Campinas e Gerente de Cidadania da Sanasa; e de Maria José da Silva (Lia), presidente da Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo (Facesp).

Participam da 5ª Conferência Municipal da Cidade de Americana com direito a voz todos os munícipes, e com direito a voz e voto os representantes da sociedade organizada em entidades do  movimento popular, sindicatos, empresários, poderes legislativo e executivo, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisas e ONG???s que tenham atuação na área do desenvolvimento urbano.

A realização da 5ª Conferência Municipal da Cidade de Americana é de responsabilidade da Prefeitura, através da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, com o apoio da Câmara . 
A Conferência tem como Presidente o Secretário de Habitação, Davi Ramos, e é organizada por uma Comissão Preparatória, indicada pelo poder executivo através de Decreto.

Para Davi Ramos, Secretário de Habitação e Presidente da 5ª Conferência da Cidade de Americana, a participação das lideranças populares é de grande importância, pois é um fórum de debates de ideias e propostas para transformar a cidade num espaço mais humanizado e democrático, visando ampliar o acesso da população a moradia, ao saneamento básico, ao transporte e a políticas públicas que irão contribuir, ainda mais, com as melhorias e o desenvolvimento da cidade.