Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios – ABAC, o mês de maio registrou uma performance positiva diante da crise. As vendas de novas cotas de consórcio saltaram de 128,35 para 173,83 mil, um aumento de 35% em relação à abril.
Para Edemilson Koji Motoda, presidente do Grupo KSL, esse crescimento acontece devido às vantagens que o consórcio oferece para o consumidor. Diferente de um financiamento comum, na modalidade de consórcio pode-se destacar o fato de que não há cobrança de juros, apenas uma taxa de administração que é diluída entre todos os meses do plano adquirido, além é claro, que é possível escolher entre diferentes opções de valores e prazos.
Com o crescimento do segmento, é natural que o número de inadimplentes cresça. O perfil deles é bem diferenciado, o que exige uma negociação especializada, na qual seja levada em consideração as nuances e peculiaridades do sistema de consórcio.
Mesmo com as instabilidades causadas pela Covid-19, o cenário futuro é promissor para o segmento de consórcio. “Estamos cautelosos, porém seguimos com otimismo para o segundo semestre deste ano”, finaliza.
Sobre a KSL
O GRUPO KSL é especialista em cobrança amigável e cobrança jurídica, atuando também em serviços de Contac Center e relacionamento. Desde o seu surgimento em 1996, o equilíbrio entre atendimento humanizado e inovação tecnológica sempre balizaram os serviços prestados pelo grupo, que personaliza serviços e soluções que integram o processo de gestão de seus clientes.