(Reuters) – A Coreia do Norte colocou dois de seus mísseis de médio alcance em lançadores móveis e os escondeu na costa leste do país, disse a agência sul-coreana de notícias Yonhap nesta sexta-feira (5), citando fontes de inteligência da Coreia do Sul.

A informação não pôde ser confirmada, mas pode ter a intenção de demonstrar uma ameaça por parte do Norte ao Japão ou às bases norte-americanas em Guam. O Norte ameaçou atacar as bases em Guam se os Estados Unidos realizarem uma ataque.
“No início desta semana, o Norte transferiu dois mísseis Musudan de trem e os colocou em lançadores móveis”, dise um oficial militar familiarizado com o assunto à Yonhap.
O Ministério da Defesa da Coreia do Sul não quis comentar a reportagem. 
Há relatos não confirmados na mídia de que o Norte levou mísseis para a costa leste na quinta-feira (5), mas não estava claro quais mísseis teriam sido deslocados. As especulações foram em torno de dois tipos de mísseis que não se tem conhecimento que tenham sido testados.
LEIA MAIS – EUA enviam destroyer para a região da Coréia
Um deles é o chamado míssil Musudan, que o Ministério da Defesa da Coreia do Sul estima que tem alcance de até 3.000 km. O outro é chamado de KN-08, que acredita-se ser um míssil balístico intercontinental, que não foi testado. O ministro da Defesa sul-coreano disse não acreditar que o míssil que foi transferido para o leste seja o KN-08.
A Coreia do Norte tem melhorado lenta e progressivamente suas capacidades de mísseis nos últimos anos, e as autoridades dos EUA dizem que seus mísseis podem ser capazes de atingir territórios e Estados norte-americanos fora do continente, incluindo Guam, Alasca e Havaí.
RETIRADA – A Coreia do Norte disse a embaixadas estrangeiras para considerarem a possibilidade de retirada de pessoal caso as tensões aumentem, informou a agência de notícias oficial da China, Xinhua, citando fontes diplomáticas, nesta sexta-feira. A agência não detalhou seu breve relato.