O vereador e presidente da Câmara de Campinas, Campos Filhio (DEM), quer proibir na cidade o uso de máscaras ou qualquer outra forma de ocultação do rosto em manifestações públicas como as que vem ocorrendo no Brasil desde junho. A medida é consequência da invasão do Plenário da Câmara, corrida no dia sete de agosto.
O projeto estabelece que será considerado regular manifestação que ocorrer pacificamente; sem porte ou uso de quaisquer tipo de arma, em locais abertos, sem uso de máscaras nem quaisquer peças que cubram o rosto ou dificultem a identificação, e que seja feita com o aviso prévio à autoridade policial.
Para ele, a proposta não fere o direito de manifestação, nem restringe a liberdade de expressão. ???Não estamos proibindo as pessoas de participarem da vida política. O que queremos é que impedir que pessoas de má-fé usem essas manifestações para depredar, vandalizar, aterrorizar e, muitas vezes, inibir a participação livre e democrática da maioria da população???, afirma o presidente.
Foto: Pedro Amatuzzi/Estadão Conteúdo