Duas intervenções de alto nível de urgência foram iniciadas nesta semana pelo DAE de Americana. Em ambos os casos as ações têm como objetivo a melhoria no serviço de coleta de esgoto e a prevenção a vazamentos. Uma delas, realizada na Rua São Lucas, no bairro São Manoel, inclusive já foi concluída. A outra, na Rua Japão, no Parque das Nações, deve necessitar ainda de mais 20 dias para ser finalizada em razão de sua complexidade. Na Rua São Lucas, o DAE providenciou a troca de 40 metros de tubulação da rede coletora de esgoto. O local apresentava casos recorrentes de vazamento de esgoto.
O problema estava nos antigos tubos confeccionados em concreto que, com o passar do tempo, se tornaram ineficientes por acumular detritos e em razão de sucessivas quebras. A solução foi substituir o trecho por um material mais moderno e resistente, feito de PVC. O trabalho, concluído pela equipe da autarquia no final da tarde de quinta-feira (29), contou ainda com a construção de um novo poço de visitas (PV) e do reparo de ligações quebradas que foram encontradas durante o serviço. Já na Rua Japão, uma equipe do DAE trabalha na troca da tubulação de uma rede de viela.
Em razão de aterros feitos para a construção de imóveis e da ação do tempo, a rede se quebrou e vinha provocando repetidos casos de entupimento, que eram resolvidos de forma paliativa, mas acabavam reaparecendo. Descoberto o problema, foi iniciada a substituição de um trecho de cinco metros de tubos da viela. Embora não se trate de um trecho grande em extensão, o trabalho precisa ser feito sem o auxílio de maquinário, ou seja, com escavação manual e, por isso, demanda maior tempo para a execução. Além disso, em razão do aterro feito no local, a tubulação fica a uma profundidade estimada em quatro metros, o que exige um trabalho meticuloso por parte da equipe da autarquia designada para o serviço.
A expectativa é de que a troca da rede seja concluída em um prazo estimado entre 15 e 20 dias, resolvendo assim os problemas de entupimento e vazamento de esgoto naquele ponto. O prazo, contudo, está sujeitos a mudanças em razão das condições climáticas e de eventuais emergências.