Os serviços que demandam o uso da água para limpezas de prédios públicos, ruas (exceto casos extremos), estradas, empresas e demais obras estão suspensos a partir desta semana pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d???Oeste. A determinação é da direção da autarquia que inicia uma série de ações face à situação crítica dos recursos hídricos por conta da estiagem que afetou o abastecimento de cidades da região da Bacia PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), que engloba o sistema Cantareira.
Apesar de não depender do sistema, Santa Bárbara d???Oeste possui represas afluentes do Rio Piracicaba que serão minuciosamente estudados pela ANA (Agência Nacional das Águas), do governo federal. Essa medida, definida em reunião realizada na semana passada dia 12, na Sanasa, em Campinas, pela ANA e DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), busca soluções com intuito de evitar o colapso dos rios PCJ. Na ocasião, estiveram presentes 60 prefeituras e a direção dos comitês de bacias hidrográficas locais. O funcionário do DAE e engenheiro civil Carlos Augusto dos Santos esteve representando o município barbarense.
A suspensão da distribuição de água por caminhões pipas fica restrita apenas para o uso humano, e atende os incisos I e II do artigo 12 da Lei Estadual nº 9034, de 27 de dezembro de 1994, que dá prioridade ao uso dos recursos hídricos para o ???atendimento das primeiras necessidades da vida??? e ao ???abastecimento de água às populações, incluindo-se as dotações específicas necessárias para suprimento doméstico, de saúde e de segurança???, respectivamente.O diretor-superintendente interino do DAE, Roberto Corlatti, enviou a determinação para todas as secretarias municipais.