A Defesa Civil de Sumaré, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública da Prefeitura, divulga balanço de atividades desenvolvidas durante o ano de 2019. Foram 193 ocorrências atendidas, entre elas, vistorias em edificações residenciais, comerciais e públicas (82 atendimentos), e vistorias de campo (36 ocorrências), córregos e pontes em risco (24 averiguações). Os meses de janeiro e maio foram os que mais registraram ocorrências.
As atividades incluem vistorias em vegetação de risco e erosões, além do atendimento a casos de incêndios residenciais, comerciais, florestais e em mata rasteira. A Defesa Civil também realiza orientações técnicas, cursos, palestras e inspeções de segurança em escolas do município.
O trabalho da Defesa Civil acontece em parceria com as secretarias municipais de Governo, Obras, Habitação, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Inclusão Social, ???com o objetivo de elaborar e colocar em prática ações preventivas, assistenciais e de recuperação em casos de eventos adversos, visando minimizar os impactos à população e restabelecer a normalidade social???, explicou o Coordenador de Operações da Defesa Civil de Sumaré, Raymundo Machado do Prado.
As ações de prevenção foram intensificadas nos últimos três anos e a população está colhendo os resultados. A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, vem reforçando a limpeza nos rios do Município ??? Quilombo e Tijuco Preto ??? focando os principais pontos de alagamento e, até o momento, não há registro de casos de enchentes como aconteciam no passado.
???A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros fazem o mapeamento das chuvas na região, onde vários municípios já sofrem com os casos de alagamentos. Em Sumaré, a Defesa Civil monitora, durante 24 horas, as áreas de risco e realiza trabalho de orientação à população a fim de prevenir em casos de alerta???, enfatizou o secretário de Segurança Pública, Ricardo Alexandre Zequin.
Visando respostas mais rápidas e qualificadas tanto na prevenção quanto no atendimento das equipes de emergência, refletindo na melhoria do atendimento à população sumareense, os agentes municipais de Defesa Civil passam, constantemente, por cursos de capacitação e atualização profissional. O último aconteceu em novembro de 2019 durante a 7ª Oficina Preparatória para Operações Chuvas de Verão, que aconteceu na cidade de Piracicaba. A capacitação foi promovida pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, com apoio do Instituto Geológico, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Somar Meteorologia, Cruz Vermelha Brasileira-São Paulo e Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado.
???Os períodos mais chuvosos são sempre motivo de preocupação para o Poder Público e, principalmente, para a população que mora próximo às margens dos rios. Em Sumaré, as ações de prevenção acontecem durante todo o ano. As nossas equipes estão empenhadas, adotando as medidas necessárias e à disposição da população a fim de evitar as enchentes e danos aos moradores???, concluiu o prefeito Luiz Dalben.
Em casos de emergência, os moradores devem acionar a Prefeitura por meio dos telefones 199 (Defesa Civil), 193 (Corpo de Bombeiros) ou 153 (Guarda Civil Municipal), disponíveis 24 horas.