HypeAuditor, ferramenta analítica de marketing de influencers, lançou seu relatório anual, mostrando a situação atual de influencers falsos e envolvidos em atividades suspeitas no Brasil
Principais descobertas:
- 48,9% dos influenciadores de Instagram foram afetados por fraudes no Brasil em 2023. A boa notícia é que em comparação com 2022 esse número diminuiu 7,25%.
- Brasil está 10% afrente da média mundial, e 8% afrente da média de América Latina
- Apenas 47% dos nano-influencers (com 1k-5k seguidores) apresentam sinais de atividade suspeita (em comparação com celebridades (mais de 1M de seguidores) onde essa taxa é de 62%)
- Estilo de vida é o setor mais afetado por fraudes.
Em 2023 a quantidade de influencers falsos diminuiu 7% em comparação com 2022.
Essa queda pode ter duas explicações.
Em primeiro lugar, o Instagram melhorou significativamente suas medidas anti-fraude, resultando em uma detecção e desativação mais rápidas de contas fraudulentas.
Em segundo lugar, hoje vemos a crescente conscientização das marcas em relação à qualidade da audiência, com foco não apenas na quantidade de assinantes, mas também em sua autenticidade, frequentemente utilizando ferramentas como o HypeAuditor para avaliar seus seguidores.
LEIA TAMBÉM: Brasil tem mais influenciadores do que médicos e advogados
O relatório comprovou que quanto menos seguidores um influencer tem, menor é a probabilidade de se envolver em atividades suspeitas.
Os influenciadores emergentes (com 1k-10k seguidores) que estão nas fases iniciais de construção de sua base de seguidores tendem a priorizar o crescimento orgânico, e entendem que atividades fraudulentas podem prejudicar a carreira deles e a confiança que o público tem.
Por outro lado, existem influenciadores honestos que se tornam vítimas involuntárias de bots de spam. Esses bots inundam suas postagens com comentários de spam e promovem cassinos e conteúdo explícito, criando uma situação indesejável e prejudicando a reputação desses influenciadores.
No Brasil, os comentários inautênticos são a forma mais prevalente de atividade suspeita entre os influenciadores. Segundo os dados do HypeAuditor, 25% dos influenciadores têm mais de 30% de seus comentários com natureza inautêntica.
O relatório da HypeAuditor também descobriu, quais são os setores mais e menos afetados por fraudes no Brasil.
Setores nos quais há mais dinheiro circulando no Instagram, que têm mais público e mais influencers, são os mais suscetíveis à fraude (Estilo de vida, Modelos e Moda). Os nichos menos afetados por fraude são Computadores e Tecnologia, Doces e Confeitaria e Ciência, onde a demanda por influencers é bem mais baixa.
Setores mais afetados por fraudes | Setores menos afetados por fraudes | ||
Categoria de influenciadores | % afetados por fraude | Categoria de influenciadores | % afetados por fraude |
Estilo de vida | 58.7 | Computadores e Tecnologia | 36.07% |
Modelos | 53.6 | Doces e Confeitaria | 36.30% |
Moda | 53.3 | Ciência | 37.14% |
Cryptomoedas/NFT | 52.6 | Crianças e Brinquedos | 37.70% |
Cinema/Atores/Atrizes | 52.2 | Educação | 38.40% |
Confira o relatório completo clicando aqui
Sobre o HypeAuditor
HypeAuditor é uma plataforma de marketing de influência com uma missão simples: tornar o marketing de influência eficaz, transparente e sem complicações, com dados precisos que auxiliam tanto as marcas quanto os criadores de conteúdo. Como uma solução escalável de marketing de influência, HypeAuditor oferece uma variedade de ferramentas e recursos, incluindo Análise de Mercado, Insights de Concorrentes, Descoberta de Influenciadores, Gerenciamento de Campanhas e muito mais, que podem ajudar a resolver desafios de marketing ou servir como um conjunto completo para simplificar sua estratégia de marketing para a temporada de vendas da Black Friday. Para mais informações, visite HypeAuditor.com.
PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP