A noite desta sexta-feira (6) será especial para alunos e seus pais, educadores e o pessoal de apoio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Darcy Ribeiro, no Jardim da Paz. Na data será lançado oficialmente o livro ???Uma escola, muitas histórias???, um relato sobre a trajetória da unidade da Rede Municipal de Educação que tem 15 anos de existência. Fruto do projeto ???Minha escola é mais???, a obra eterniza uma versão da história contada sob a visão daqueles que fizeram parte dela.
 
O fio condutor de ???Uma escola, muitas histórias??? é o Oitavo Anão. Personagem escolhido não por acaso para narrar acontecimentos que se sucederam ao longo da existência da escola. A origem dele, por sinal, já é uma dessas histórias que ilustram a obra. O Oitavo Anão, na verdade, foi uma oferta inusitada e aceita sem perda de tempo pelo diretor da escola, Denílson Faria de Souza, na aquisição de um conjunto de estátuas de concreto para deixar o jardim da EMEF mais bonito. A escolha foi pelo conjunto ???Branca de Neves e os Sete Anões???.
 
???Só que a dona da floricultura disse que ela tinha um anão sobrando e perguntou se ele queria levar também. Nosso diretor, que não rejeita uma pechincha, aceitou. Nosso jardim ganhou oito anões e nossa escola, que passou a ser conhecida como a escola dos oito anões???, conta a professora Sandreli Gaioti Nery no livro.
 
???Uma escola, muitas histórias??? tem o objetivo de fortalecer as relações e vínculo dos envolvidos com a EMEF Darcy Ribeiro e a história é contada por meio de ilustrações, fotos de arquivo, cartas dos alunos ao patrono da escola, depoimentos, relatos e entrevistas com professores e pessoal de apoio.
 
A organização de todas essas lembranças produzidas por meio do trabalho coletivo ficou a cargo dos educadores Regina Celi Gonçalves Pinto, Sandreli Gaioti Nery e Silvana Martins dos Santos e poderão ser vistas no dia do lançamento do livro, nesta sexta-feira, quando a EMEF Darcy Ribeiro abrirá suas portas para comemorar junto à comunidade.
 
Apresentações musicais e de dança, distribuição de livros aos envolvidos na produção, além da participação dos personagens da Adonis – Adoninha e Sherlock Holmes – fazem parte da programação.
 
“Minha escola é mais!” – O projeto teve início em agosto de 2012 com a proposta de envolver alunos, educadores, pessoal de apoio e comunidade num processo de lembrar e relembrar que promoveu e fomentou conhecimento e reconhecimento de uma versão da história e da memória da escola, possibilitando o fortalecimento das relações entre os envolvidos e intensificando o vínculo com o lugar.
 
Oito escolas aderiram à iniciativa e participaram de diversas palestras de formação docente. Por meio do projeto os Cieps Professora Philomena Magaly Makluf Rosseti (São Vito), Professor Octávio César Borgh (Cidade Jardim), Professora Oniva de Moura Brizola (Zanaga), Professor Milton Santos (Praia Azul) e a Emef Professor Florestan Fernandes (Morada do Sol) já tiveram livros editados.
 
???Minha escola é mais!??? foi elaborado pela pesquisadora do Centro de Memória da Unicamp, Margareth Brandini Park, por Maria Amélia Moscom e Magali Comelato, ambas da Editora Adonis. A supervisão pedagógica do projeto é do Centro Universitário Salesiano (UNISAL) por meio da coordenadora do curso de Pedagogia, Regiane Rossi Hilker.
 
SERVI??O
:
Lançamento ???Uma escola, muitas histórias???.
Dia 6 de dezembro (sexta-feira), às 19 horas.
Local: EMEF Darcy Ribeiro (Rua da Igualdade, 65, Jardim da Paz, Americana, São Paulo).