Aproximadamente 300 trabalhos espalhados de forma organizada no palco do pátio da Emef (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Florestan Fernandes, da Rede Municipal de Ensino de Americana, dão a dimensão das atividades que 75 alunos dos sétimos A e B produziram durante o mês de agosto.
?? a exposição, “dobraduras”, fruto do projeto interdisciplinar (Matemática, Língua Portuguesa e Ciências) “Dobraduras, Simetrias e Biomas Brasileiros ??? Pensares e Produções de texto”, que movimentou a escola durante todo o mês passado e que, em setembro, os trabalhos viraram mostra, organizada pelos próprios alunos.O objetivo do trabalho foi avaliar a aceitação e eficácia do ensino de Geometria com auxílio do Origami/dobraduras, permitindo com que os alunos apresentassem interesse em aprender os conteúdos da disciplina de geometria. “A matemática é considerada chata. Com este projeto conseguimos que se tornasse prazerosa e dinâmica”, disse a professora de Matemática, Renata Bosso.Segundo Renata uma das metas do ensino de matemática na escola é propiciar condições para que os alunos compreendam os conceitos geométricos.  Ela propôs uma atividade de memorização e utilização de técnicas, a fim de contribuir para a melhor compreensão do ensino da matemática, visualizando uma parte da geometria espacial e utilizando o Origami como ferramenta para o ensino.A aluna do 7º ano, Laura Schianti, de 12 anos, fez quatro cubos, uma dobradura de arara, um tsuru e uma flor sakura. “A arara me chamou mais atenção dentro do bioma e fauna brasileira. Foi complicado trabalhar a arara porque fiz de forma origami”, afirmou. “Matemática é complicada, depois da dobradura ficou mais fácil”, completou.Segundo Renata, Laura, com o origami arara, trabalhou os conteúdos principais como ângulos e simetrias. “A arara tem que ter os pés iguais”, afirmou.  “A utilização da dobradura nas aulas de Matemática é uma forma atraente e motivadora para se ensinar geometria espacial, pois podemos estimular o pensamento geométrico e a visão espacial. Ao construir os sólidos com o auxílio do Origami, podemos tornar o ensino mais leve e de fácil compreensão”.A aluna Thaina Araujo, do 7º ano, de 13 anos de idade, trabalhou três cubos, um peixe e uma flor de lótus. “Eu achei o peixe uma forma interessante. Já, a flor de lótus, bonita”, lembrou. “Mostrei aos alunos alguns exemplos do que poderia ser feito. A Thaina gostou da flor de lótus”, disse a professora. “No ano passado não achava interessante a matemática, eram muitos números. Este ano, com as dobraduras, ficou legal”, afirmou a estudante.Alguns dos objetivos específicos do projeto na matemática foram diversificar as aulas, buscando torná-las mais prazerosas; melhorar a atenção, o grau de curiosidade e o envolvimento dos alunos nas atividades; reconhecer as formas geométricas através da construção do cubo; desenvolver conceitos de simetria e suas propriedades e reconhecer ângulos agudos, obtusos, retos e rasos nas figuras geométricas e nos mosaicos.Avaliação – “Foi gratificante. Eles aprenderam de um modo diferente. Deu para perceber que eles gostam de trabalhar a matemática de uma forma dinâmica. Não podemos mais ficarmos só usando losa e giz. Após as atividades os alunos demonstraram seu aprendizado. Além de um alto grau de curiosidade e interesse pelas atividades com Origami”, afirmou a professora Renata Bosso.Na opinião de Renata as atividades envolvendo o origami representaram um importante passo dado com os alunos dentro do processo de ensino-aprendizagem da Geometria, resultando numa concepção nova de ensino, que destaca o valor da participação, cabendo ao professor mediar à aquisição e construção de novos conhecimentos. “Importante destacar ainda a importância da interdisciplinaridade e de projetos na escola. ?? possível fazer a diferença. O coletivo ??? alunos e professores ??? constrói novos conhecimentos”, finalizou Renata. Participaram do projeto os professoes:Renata Franco da Silveira Bosso ??? MatemáticaMaria Cristina RosolenMorettoPellisson ??? Língua PortuguesaAdriana Aparecida Gioli Ponce ??? CiênciasJúlio César LemesSacchetti ??? Ciências (auxiliar)