Os empresários do comércio paulistano estão menos confiantes em janeiro, segundo o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), apurado pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
No primeiro mês do ano, o indicador assinala queda de 5,1%, passando dos 120,1 pontos em dezembro para 114 pontos neste mês, em uma escala que varia de 0 a 200 pontos e denota otimismo quando acima dos 100 pontos.
Em janeiro, dois dos três itens que compõem o ICEC apresentaram retração.O Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) teve declínio de 8,8% (102,1 pontos) e o Índice de Expectativa dos Empresários do Comércio (IEEC) apontou queda de 7,1% (141,5 pontos). A influência positiva ficou por conta do Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), que registrou avanço de 2,2% em relação a dezembro, porém ainda dentro da zona de pessimismo com 98,4 pontos.
O IIEC no mês foi influenciado pelo quesito contratação de funcionários, que registrou expressiva retração de 18,8%. A categoria também foi puxada pela redução de 2,4% nos níveis de investimento das empresas.