A 17ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) promovida pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Poli, da Universidade de São Paulo (USP), começa hoje, às 14 horas. Alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) participam do evento com 20 projetos. Ao todo são 300 trabalhos de estudantes de nível médio de instituições públicas e privadas de todo o Brasil que estarão expostos, divididos por áreas como Engenharia, Ciências Biológicas e Ciências Humanas.
Neste ano, a feira estará no prédio da Inova USP, na Cidade Universitária, na Capital, de 19 a 21 de março. A premiação ocorre na sexta-feiral, dia 22. Além da definição dos primeiros lugares por categorias, a Febrace oferece uma vaga na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada de 12 a 17 de maio, em Phoenix, nos Estados Unidos. Os autores dos trabalhos contemplados receberão livros, participação em publicações científicas, credenciamento para feiras, entre outros prêmios .
Em 2018, alunos da Etec Trajano Camargo, de Limeira, viajaram aos EUA para apresentar o projeto Recuperação de níquel e cobre do lodo das indústrias de joias para a produção de sais e estudo das aplicações. Também no ano passado, sete Etecs foram premiadas em 18 categorias.