O feijão é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros e apesar do cenário tão promissor, algumas pessoas acabam não aproveitando a sobra do grão. De acordo com um artigo dos pesquisadores da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV/EAESP), o feijão aparece nas estatísticas, representando 16% do volume de alimentos desperdiçados no país. Considerado um elemento essencial na refeição diária da população como o grão pode ser proveitoso após sua produção?
“Reforçamos muito a questão da saudabilidade dessa leguminosa, nosso propósito é sempre levar bem-estar para as mesas com nossos feijões. Por isso, incentivamos o consumo dele diariamente, seja no fim de semana, ou aproveitando a sobra em um delicioso bolinho”, explica Mauricio Bortolanza, diretor de Novos Negócios da Kicaldo.
A Kicaldo, marca de alimentos especialista em grãos e líder no segmento de feijão, separou 3 dicas de receitas para aproveitar o que sobrou do feijão da semana, evitando desperdício e mantendo os valores nutricionais da refeição. Confira abaixo:
1) Fácil: O clássico tutu de feijão
Tradicional em muitas casas, o tutu é uma ótima opção para aproveitar o feijão, além de super fácil de preparar. Para isso, você vai precisar separar os ingredientes que deseja acrescentar a receita, opções como linguiça, bacon, ou outra carne de sua preferência. Após escolher a proteína, você vai fritar e depois juntar com dois ovos e cebola, misturando bem. Depois disso vai engrossar o grão com a farinha de milho, e juntar com os pedaços desses ingredientes. Tempere como desejar e está pronto para servir!
2) Criativo: bolinho de feijão-fradinho
Para exercer um pouco a criatividade na hora de reaproveitar uma leguminosa tão comum, você pode fazer bolinhos. Para isso, você precisará amassar o feijão-fradinho cozido com um garfo ou um amassador. Depois adicione a cebola em pó, o alho triturado, sal, cheiro verde e bata por cinco minutos. Logo após bater você vai acrescentar aos poucos a farinha para dar liga à massa. Depois deixe descansar por 15 minutos e pode começar a separar porções iguais para fazer as bolinhas. Com todas feitas é só fritar em óleo quente. Espere esfriar e aproveite.
3) Versátil: farofa de feijão
Outra opção de aproveitar o melhor do feijão que restou é fazendo uma farofa para acompanhamento das refeições. Para começar, frite em uma panela grande, com azeite, cebola picada, bacon picado e linguiça calabresa. Com todos os ingredientes dourados coloque a farinha até virar uma farofa, seguido pelo feijão e continue mexendo. Depois, pode acrescentar cheiro verde, azeitona e outros temperos de sua preferência. Feito isso sua farofa está pronta!
Leia + sobre comida, bebida e receitas aqui
A grande diversidade de cores, tamanhos e sabores da leguminosa oferecem benefícios importantes para a saúde que devem ser incentivados. A leguminosa é rica em vitaminas B e C, fonte de proteína, carboidratos e minerais, como o ferro, além de compor um dos combos mais famosos e nutritivos do país: o arroz com feijão.
Sobre a Kicaldo
Com distribuição de mais de 20.000 toneladas de feijão por mês, a Kicaldo é uma marca de alimentos especialista em grãos e líder no segmento de feijão. Com atuação em todos os estados brasileiros, ela trabalha na busca das melhores safras do Brasil e do mundo, selecionadas na Argentina, México e até no Canadá, oferecendo uma refeição de qualidade para a mesa dos brasileiros. Seu portfólio é composto por farináceos e derivados (como farinha de mandioca, polvilho doce e tapioca), milho e derivados, lentilha, ervilha, açúcar mascavo, grão-de-bico e agora, o recém lançado feijão orgânico destaque da linha de feijão Kicaldo. A primeira grande conquista da Kicaldo foi no ano de 2000 com a inauguração da fábrica, em Barueri (SP). Por meio desta unidade é que a marca chegou a grandes redes como Carrefour, Pão de Açúcar, Tenda e Lopes. A Kicaldo também reúne importantes premiações do mercado.