A Emef (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Paulo Freire, do Parque Novo Mundo, fará em sua festa junina uma homenagem a música sertaneja com o tema, “Na história da viola, canta e dança nossa escola”, neste sábado, (30), a partir das 16h. São esperadas mais de cinco mil pessoas.
“Iremos contar um pouco da trajetória da música sertaneja começando pelo sertanejo raiz (ou caipira) onde temos duas características principais, o som predominantemente da viola e a formação de duetos vocais (ou duplas). Nesta fase se destacaram no cenário nacional algumas duplas como Tonico e Tinoco, Alvarenga e Ranchinho, entre outros”, disse uma das coordenadoras da festa, a professora de Educação Física, Andreá Dollo junto com as outras professoras, Marydalva Nogueira e Morgana Liasch.
Segundo a diretora da escola, Cidinha Marques, o objetivo do evento é possibilitar ao aluno conhecer um pouco sobre as festas tradicionais do Brasil, seus símbolos, pratos típicos, trajes e danças. “A escola quer resgatar a cultura caipira, conhecer o histórico da nossa viola e a sua trajetória na música sertaneja raiz até o sertanejo universitário”, disse Cidinha.
Para a professora Marydalva a festa junina integra a comunidade, desperta o interesse das crianças e adultos, pois provoca no ser humano a sensação de relembrar os tempos antigos, admirando as danças caipiras, as vestimentas e o linguajar. “Favorece a criança a ampliação de seu universo linguístico, constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens. Possibilita ainda vivenciar a cultura de nossos antepassados, que é lembrado com muita curiosidade no presente”, afirmou a professora.
Morgana acredita que o evento oportuniza aos professores engajar diversas atividades interdisciplinares e amplia o universo linguístico, pois se constitui uma temática rica onde pode ser explorado o resgate de brincadeiras e culinária típica. “A escola tem um papel importante na valorização das tradições”, disse Morgana.