O Novo Veio De Novo, filme da campanha de 70 anos da Volkswagen

no Brasil e que traz o deepfake de Elis Regina, ao lado de sua filha,  Maria Rita, cantando o sucesso Como Nossos Pais permite que as boas ideias tenham uma realização surpreendente na opinião de Luiz Cavalheiros, publicitário e professor do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM Rio. “O principal fundamento da publicidade, que é a ideia, agora pode contar com a vantagem do apoio tecnológico para viabilizá-la. Hoje qualquer ideia perfeita vai funcionar”, diz.

De fato, a Inteligência Artificial abre caminhos para a propaganda. Marcos Lamb, professor do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM Porto Alegre, destaca dois pontos. O da emoção, como pode ser visto no filme da VW, e o racional, em que o uso da IA ajuda, por exemplo, na análise de dados e no relacionamento direto com o consumidor.  “O uso da IA expande as possibilidades criativas e também tem sido fundamental para a gestão da publicidade online”, diz.

Porém, nem tudo é positivo em relação às questões sobre Inteligência Artificial, mesmo na propaganda. Cavalheiros lembra que com o aperfeiçoamento das ferramentas ficará mais difícil identificar o que é real e o debate sobre regulação na indústria da comunicação será mais exigido. “Em uma publicidade sem limites, pode-se usar um deepfake para o bem ou para o mal. E surge outra questão que é sobre direitos autorais, uma vez que a IA pode evoluir a ponto de fazer parte do processo criativo”, diz.

MIS oferece cursos presenciais e on-line no mês das férias

Em julho, o público poderá aprender sobre diversas áreas do conhecimento no Museu, que incluem fotografia e escrita criativa e até direção de filmes de ficção. Os detalhes podem ser consultados em: www.mis-sp.org.br/cursos

 

Filme da Volkswagen abre debate sobre IA na publicidade

Os amantes das câmeras fotográficas poderão aprender mais sobre fotografia criativa em julho no MIS. Foto de Melissa Szymanski

 

Em julho, no mês das férias, o MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – oferece cursos, presenciais e on-line, de diversas áreas do conhecimento. As opções vão desde aulas sobre escrita e fotografia criativa até direção de cinema para filmes de ficção. Para os amantes de música, há, ainda, um curso que aborda a psicologia na obra de John Lennon.

Madonna vai parar na UTI e cancela turnê

Ao longo do ano, o MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo) oferece uma gama cursos práticos e teóricos, nas áreas de fotografia, cinema, música, videoclipes, história da arte, escrita e cultura geek, entre outras. Há tanto opções virtuais (via plataforma Zoom) quanto presenciais (na sede do Museu, localizada na Av. Europa, 158, São Paulo).

Para o mês de julho, o Museu está com inscrições abertas para os seguintes cursos:

·        Música e psicologia na obra de John Lennon: 3, 4, 5 e 6 de julho | On-line

·        Fausto: Um pacto demoníaco assinado com sangue: 04 e 06 de julho | On-line

·        Direção de cinema: como dirigir um filme de ficção: 04, 05, 11 e 12 de julho | Presencial

·        Fotografia criativa: um ponto de partida: 04, 06, 11, 13, 18 e 20 de julho | Presencial

·        Escrita criativa: criando ficção a partir da memória: 5, 10, 12, 17, 19, 24, 26 e 31 de julho | On-line

·        Processo criativo para roteiristas | Módulo I: 31 de julho, 02, 07, 09, 14 e 16 de agosto| On-line

O MIS oferece, ainda, variadas opções de desconto nas compras dos cursos, incluindo promoções para ex-alunos e para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Esses e outros detalhes de cada curso, como duração, valores, professores e inscrições, podem ser acessados no site: www.mis-sp.org.br/cursos

A programação é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som.