Nos dias 1, 2 e 3 de abril do ano que vem será realizada entre as cidades de Paraty e Rio de Janeiro a 3ª edição do UB515, único triathlon da América do Sul na distância Ultraman.
A prova tem os mesmos moldes do mundial que acontece no Havai, sendo 03 dias de prova, onde no primeiro dia os atletas nadam 10 km e pedalam 145km, no segundo dia pedalam 276km e no terceiro e último dia correm 84 km, totalizando 515 km de prova. Cada participante deverá ser acompanhado por uma equipe de apoio de pelo menos duas pessoas, durante todo o percurso. 
Para essa jornada, não basta querer e estar apto, o atleta tem que ser aceito pela organização. ?? feita uma seleção onde a preferência é dada para atletas mais experientes em longas distâncias de triathlon. Foram realizadas entrevistas individuais com todos os candidatos e selecionados apenas 31 atletas, entre eles o americanense.
“Iniciei no ciclismo em 1989, na escolinha de ciclismo da cidade e na década de 90 participei de algumas provas longas como volta do Litoral Paraná e volta de Santa Catarina, e acabei me identificando com provas longas. O desejo em participar de um Ultraman seria por dois motivos: pelo incentivo e apoio do colega triatleta Paulo Calil que já completou alguns Ultraman, e o segundo desejo é poder participar ao lado das lendas que eu acompanhava pela Bicispont na década de 90, Alexandre Ribeiro e Sergio Cordeiro,” disse Fred.
Fred tem experiência em longas distâncias já tendo participado de 7 etapas do Ironman, onde o desafio é nadar 3.800m, pedalar 180km e correr 42,195km.
A rotina de treinos de Fred está a todo vapor. Os treinos incluem longas distâncias semanais, treinos de resistência, fortalecimento e requer muita disciplina e dedicação.
Fred é assessorado pelo amigo e coach, William Barbosa da Triaction Assessoria Esportiva, que também o acompanhará de staff nessa jornada.