Neste sábado, 29 de junho, a Fundação Romi celebra 56 anos de atividades. Criada em Santa Bárbara d???Oeste, em 1957, por Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi é uma instituição social sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento social através da Educação e da Cultura. Só no ano passado, a entidade atendeu diretamente 36.723 pessoas em seus projetos e programas, todos gratuitos, com o intuito de oferecer oportunidades iguais à população de Santa Bárbara e região.

Neste ano, a Fundação Romi também celebra os 20 anos do Núcleo de Educação Integrada (NEI), um dos programas da entidade. Uma iniciativa consolidada que já atendeu mais de três mil jovens nessas duas décadas. Estudantes de 8º e 9º anos frequentam o NEI em horário inverso ao da escola pública e realizam atividades voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades. ???Educamos para a formação completa do jovem, de forma que ele desenvolva competências para saber pesquisar, fazer, ter raciocínio lógico, trabalhar coletivamente, ter disciplina e, também, saber articular o conhecimento com a prática de outros saberes???, destaca a superintendente da Fundação Romi, Márcia Ameriot.

A Educação Integrada também é tema do 13º Encontro de Educadores deste ano, evento promovido pela Fundação Romi com o objetivo de apresentar práticas pedagógicas que podem ser trabalhadas no ambiente escolar, através de oficinas, debates, apresentações e relatos de experiências. A iniciativa, destinada a profissionais de educação e interessados, ocorre entre os dias 22 e 24 de julho. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site da instituição www.fundacaoromi.org.br.