A Guarda Municipal de Sumaré promove amanhã, dia 23, a formatura dos 35 alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade participantes do PROMAD (Programa Municipal Anti-Drogas) Inclusão Social neste semestre. A cerimônia será às 9 horas, na sede da entidade.

Ao longo do semestre, foram trabalhadas as atividades do cotidiano dos estudantes, focando na prevenção às drogas lícitas e ilícitas, além de aspectos de valorização e auto-estima pessoal e profissional. Para isso, os instrutores utilizaram cartilhas, gincanas, atividades lúdicas e práticas e vídeos.

????? um orgulho imenso poder entregar os certificados para esses estudantes. Visando a inclusão social dos alunos da APAE, levamos o PROMAD, programa de sucesso nas escolas municipais, para a entidade, envolvendo estudantes que já podem trabalhar e incluindo esse grupo nos processos de aprendizagem e preparação para as dificuldades encontradas no cotidiano. Acreditamos que é por meio da educação inclusiva que é possível aflorar o potencial de aprendizado???, disse o prefeito Luiz Dalben.

O PROGRAMA

O Promad Inclusão Social foi implantado em julho na cidade, em comemoração aos 150 anos de Sumaré. Idealizado pelo GM e professor com especialização em psicologia Hemenegildo Sampaio, o programa é pioneiro no Estado de São Paulo e trabalha com estudantes a partir dos 14 anos portadores de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, deficiências intelectuais, múltiplas e TEA (Transtorno do Espectro Autista), utilizando um método chamado Sociointeracionismo, que preconiza que a aprendizagem ocorre em contextos sociais e culturais.  As aulas são semanais e ministradas por Sampaio, coordenador do projeto, e pelas GCMs Silvania Reis e Ana Campos, instrutoras do PROMAD nas escolas municipais.