A Guarda Municipal de Nova Odessa iniciou ontem os testes operacionais do sistema de videomonitoramento. O objetivo dessa fase, que deve ser concluída em cerca de 30 dias, é identificar os pontos cegos, solicitar podas de árvores, testar o alcance dos equipamentos e identificar possíveis necessidades de adequação.
A instalação do sistema físico (postes, câmeras e rede elétrica) foi concluída no dia 25. Foram instaladas 18 câmeras, que ficarão responsáveis pelo monitoramento das entradas e saídas da cidade, em dez pontos, sendo dois deles na área central. A própria empresa responsável pela instalação dos equipamentos está realizando os testes.
Todas as câmeras já estão energizadas e já passaram por testes individuais. Nessa semana estão sendo instalados os nobreaks, os servidores, computadores e os monitores do sistema de videomonitoramento no CCO (Centro de Controle Operacional).
No CCO, estão sendo instalados O funcionamento do sistema depende de duas etapas – hardware e software. Os testes estão sendo feitos com um software provisório. O processo licitatório para a locação e manutenção do software e hardware definitivo deve ser realizado no dia 15, às 14h, na sede da Prefeitura.
O investimento na aquisição do hardware de cerca de R$ 490 mil, com recursos da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), enquanto que o software e toda manutenção do sistema e treinamento dos operadores serão contrapartida do município.