A CEF (Caixa Econômica Federal) de Nova Odessa distratou dois contratos de mutuários do Residencial das Árvores. Denúncias de sublocação e até mesmo tentativa de venda dos apartamentos levaram aos distratos, que estão sendo acompanhados pela Diretoria de Habitação.

Entregue em outubro deste ano, o Residencial das Árvores é o maior empreendimento habitacional de Nova Odessa. Com investimento estimado em R$ 67 milhões, o condomínio é fruto de uma parceria da Administração Municipal com os governos federal ??? através do programa Minha Casa Minha Vida ??? e estadual, por meio do Casa Paulista, e é composto por 720 apartamentos de 53 m² cada, divididos em três blocos.
Através de sorteio, foram beneficiados moradores de Nova Odessa com renda de até R$ 1,6 mil. “Mesmo com a entrega dos apartamentos, continuamos acompanhando as famílias e assistindo os moradores. Esta assistência prestada inclui, também, fiscalização para garantir que apenas os que precisam morem no residencial”, explicou o diretor de Habitação Tiago Lobo.
Segundo ele, com a conclusão das mudanças, foram registradas denúncias de aluguel e tentativa de venda das unidades habitacionais, o que é proibido. “Tivemos casos, por exemplo, de mutuários que colocaram familiares para morar no apartamento e os reais beneficiados estão em outro imóvel. Isto não é permitido de maneira alguma”, afirmou.
Lobo disse que a CEF tem acompanhado constantemente as famílias e que após comprovação das denúncias os mutuários envolvidos estão tendo seus contratos distratados. “Dois distratos já foram formalizados. Tivemos ainda outros dois casos de irregularidades e, com as comprovações, os contratos não foram assinados e os suplentes já foram, inclusive, chamados”, afirmou o diretor, que ressaltou que duas novas famílias já se mudaram para o residencial.
Outros cinco distratos serão protocolados nesta semana e os suplentes serão contatados pela Diretoria de Habitação, após convocação da CEF. “Não adianta a pessoa tentar enganar a Administração e a CEF. Todo processo do residencial foi feito com transparência, que será sempre mantida”, disse Lobo.
ASSIST??NCIA ??? Desde que se mudaram para os apartamentos, os moradores do Residencial das Árvores contam com assistência da Indago Consultoria, empresa contratada pela CEF para auxiliar as famílias.A empresa é responsável, entre outras coisas, por assistir os moradores com acompanhamento social e orientações de cuidados com meio ambiente, orçamento doméstico, entre outros serviços.