Lewis Hamilton garantiu a pole position para o GP da Itália pelo segundo ano consecutivo. O inglês da Mercedes confirmou o todo o seu favoritismo para a classificação e não teve qualquer dificuldade para superar os rivais e garantir a melhor marca (1min23s397).
Kimi Raikkonen foi o terceiro mais rápido do treino classificatório, com sua melhor volta cravada em 1min23s631. Logo atrás dele ficou o seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel, com o tempo de 1min23s685. O resultado levou os fãs ao delírio, principalmente pelo fato de Nico Rosberg ter ficado na quarta colocação.
O vice-líder do campeonato teve um problema com seu motor durante o terceiro treino livre e precisou recorrer a versão antiga da Mercedes, com um pouco menos de potência. Nico cravou 1min23s703 e largará em quarto.
O brasileiro Felipe Massa foi bem durante o treino classificatório. O piloto da Williams superou o seu companheiro de equipe e garantiu a quinta colocação no grid de largada, com o tempo de 1min23s940. Já Valtteri Bottas parte em sexto, depois de cravar apenas 1min24s127.
Felipe Nasr, da Sauber, encontrou dificuldades durante o treino e acabou sendo eliminado na segunda fase. Agora, largará na décima segunda colocação.