Demorou oito anos na Fórmula 1, mas Lewis Hamilton finalmente conseguiu sua primeira pole position no Grande Prêmio de Mônaco, a prova mais charmosa do calendário da categoria.
O britânico cravou o tempo de 1min15s098 e largará na primeira colocação na corrida deste domingo. Essa é a quinta pole em seis corridas na temporada, mostrando mais uma vez a superioridade de sua Mercedes.
Companheiro de Hamilton, Nico Rosberg ficou em segundo no treino classificatório, seguido por Sebastian Vettel (Ferrari), Daniel Ricciardo (Red Bull) e Daniil Kvyat (Red Bull) fecham o Top 5 do grid de largada.
O brasileiro Felipe Massa mostrou que Mônaco realmente não é uma pista que favorece a Williams. Massa ficou apenas na 14ª posição. No entanto, com a punição do francês Romain Grosjean de cinco postos no grid, ele sairá da 13ª posição.
A grande surpresa no Q1 foi a presença de Valtteri Bottas na lista de corte. O finlandês não conseguiu uma boa volta e acabou fazendo apenas o 17º melhor tempo na primeira sessão, ficando para trás no grid.
O brasileiro Felipe Nasr tirou o que pode de sua Sauber e ficou no limite da lista de corte, na 16ª colocação, duas posições à frente de seu companheiro de equipe, Marcus Ericsson. Nasr também ganhará uma posição no grid.
Não foi em Mônaco que a McLaren enfim desencantou. Apesar de ter passado para o Q2, Fernando Alonso teve problemas com seu motor Honda e abandonou a sessão após apenas uma volta registrada na pista, largando em 14º. Já Jenson Button largará em 11º.