Para difundir a modalidade na América Latina, o representante da Federação Internacional de Korfebol (IKF) e técnico da Seleção Brasileira de Corfebol, Jorge Alves, quatro jogadores e o técnico da seleção holandesa de Corfebol – atuais campeões do mundo ??? estão em Americana promovendo o esporte e treinarão com a equipe americanense até a próxima quinta-feira, 09/10.
Esta terça, os atletas holandeses Jelmer Janker, Jet Hendriks, Barbara Brouwer, Meryn van der Goorbergh e o técnico Jan Sjouke van der Bos estiveram na Sala Mestre Athaíde, no Colégio Objetivo, concedendo entrevista coletiva para a imprensa. Marcando presença no evento, o secretário de Esportes, Odair Dias, demonstrou total apoio ao esporte que vem crescendo em Americana, cidade pioneira no corfebol dentro do Estado de São Paulo.
????? um prazer receber em nosso município um seleção campeã mundial de corfebol. Com certeza, eles (jogadores e técnico) acrescentarão em aprendizagem e crescimento para as nossas equipes. O pioneirismo na modalidade mostra como Americana é uma cidade esportiva e está de portas abertas para receber eventos direcionados ao esporte???, frisou o chefe da pasta.
Campeão uma vez como jogador e três vezes como técnico, todos os títulos conquistados com a Seleção da Holanda, van der Bos agradeceu a oportunidade em divulgar o esporte no Brasil. ????? muito importante essa visita, porque um dos maiores objetivos da minha vida é mostrar o corfebol para o mundo???, falou. O treinador destacou que o crescimento da modalidade deve se iniciar nas categorias de base. ???Quanto antes você começar, melhores serão suas habilidades no futuro. Se quiser ter um time adulto campeão, quanto mais cedo começar, melhor será para disseminar as habilidades dos jogadores???, completou.
Após a entrevista e a demonstração do esporte em vídeo e no ginásio do próprio colégio, os holandeses foram direto para o Ginásio da Praça de Esportes Roberto Polatti, no bairro Antônio Zanaga, onde realizaram treinamentos de aprimoramentos com as equipes americanenses Sub-16, Sub-19 e Adulto. O intercâmbio com os atletas acontece até quinta-feira, 09/10. No último dia em Americana, os treinamentos acontecerão no Ginásio do Sesi, das 16h às 19h30. Essa visita faz parte da preparação da equipe americanense, que representará o Estado de São Paulo nas disputas do Campeonato Brasileiro Adulto. O Nacional será realizado no sábado, 11/10, no Rio de Janeiro (RJ). Entre os dias 17 e 19 de outubro, as categorias Sub-16 e Sub-19, da técnica Luciana Bortoleto, e Adulto de Americana estarão representando o Brasil em um Torneio Internacional na Argentina, evento promovido pela AKA (Associação de Corfebol da Argentina) e a IKF. Após a apresentação em vídeo, o técnico holandês presenteou o secretário de Esportes, Odair Dias, com um livro que conta toda a história e trajetória do Corfebol no mundo. Após três dias em Americana, a comitiva holandesa seguirá esse tour de promoção do corfebol na Argentina, encerrando a sua primeira passagem pela América Latina.