A Secretaria de Meio Ambiente de Nova Odessa realiza neste domingo, dia 20, o plantio de 180 mudas em uma área verde no Jardim Campo Belo. A ação faz parte do programa “Hora Verde”, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e tem como objetivo festejar o Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, e promover a reflexão sobre a necessidade da conservação e do aumento da cobertura vegetal no Estado.

Secretária de Meio Ambiente, Carla Lucena destacou a participação de Nova Odessa no projeto estadual. “Vamos participar deste importante evento procurando conscientizar e sensibilizar a população, as empresas e demais entidades sobre a importância da árvore em nossas vidas e a nossa necessidade do meio ambiente equilibrado para a qualidade de vida e a sobrevivência”, disse.
Carla ressaltou que o evento é aberto à comunidade e que, junto à Nova Odessa, cerca de 60 outros municípios do Estado participarão da ação com plantios.
Diretora de Fiscalização e Licenciamento Ambiental de Nova Odessa, Aryhane Massita explicou que o plantio terá início às 11h e será realizado em parceria com a empresa 5 Ecos (Nickeltec), Lions Clube de Nova Odessa e OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interess Público) Iema. A Polícia Militar Ambiental também dará suporte durante o evento.
Aryhane destacou que ações de plantio proporcionam inúmeros benefícios à natureza e também aos moradores da cidade. “As árvores possuem papel fundamental no ciclo da água, auxiliando na sua interceptação, infiltração e evaporação. Além disso, também é fundamental para o conforto térmico, principalmente em áreas urbanizadas, onde se tem as ilhas de calor por conta das construções e o rápido aumento de temperatura”, disse.
O PROJETO ??? A “Hora Verde” propõe que prefeituras, entidades não governamentais, setores privados, órgãos do Estado e população realizem plantios simultâneos em suas cidades. Inspirado na “Hora do Planeta”, que incentiva os habitantes do planeta a apagar as luzes durante uma hora, uma vez ao ano, como alerta para as questões ambientais globais, este novo projeto do Governo do Estado busca a reflexão sobre a necessidade da conservação e do aumento da cobertura vegetal em nosso estado.