A Unacon de Americana foi habilitada pelo Ministério da Saúde e passará a receber R$ 5,6 milhões anuais do Ministério da Saúde. A habilitação foi anunciada pelo prefeito Chico Sardelli e fará com que a unidade seja 100% custeada pelo Governo Federal, conforme Portaria GM/MS nº 1.429 publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (29).

A habilitação do serviço foi articulada por Chico nos últimos meses junto ao ministro da Secretaria das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Todo o processo contou com amplo trabalho técnico da Secretaria de Saúde do município, capitaneada pelo secretário Danilo Carvalho Oliveira, junto ao Ministério da Saúde.

A habilitação permitirá aumentar em 20% o volume de procedimentos realizados na unidade. O serviço também deixa de ser um Centro Oncológico para se tornar oficialmente uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia.

LEIA TAMBÉM: Prazo para regularizar dívidas com a prefeitura de Americana é prorrogado

Os recursos serão repassados por meio do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção Especializada, a ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) do Estado de São Paulo e Município de Americana, que atualmente mantêm os custos que giram em torno de R$ 500 mil por mês. O repasse será feito em parcelas mensais diretamente ao Fundo Municipal de Saúde.

“É com muita alegria e satisfação que recebemos essa notícia, pois já aguardávamos ansiosos pela habilitação deste que é um serviço de referência no tratamento do câncer. Com isso, Americana eleva-se a um novo patamar na saúde pública, contribuindo com a assistência devida aos pacientes que são acometidos pela doença” declarou o prefeito Chico Sardelli.

Com a habilitação, o município passará a realizar 650 procedimentos de cirurgias de câncer principais e 5.300 procedimentos de quimioterapia. A Unacon atende pacientes de pelo menos dez municípios da região, como Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré. Hortolândia, Monte Mor, Indaiatuba, entre outros. Eles são direcionados à unidade por meio do sistema de regulação estadual, o Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de Saúde de São Paulo).

O Ministério da Saúde também vai enviar os medicamentos quimioterápicos de alto custo, ou seja, além do custeio fixo, o município ainda vai receber insumos de alto custo.

“Esta é uma grande conquista para o município de Americana, poder contar com um serviço especializado no tratamento do câncer, e que agora será permanente, porque terá financiamento federal. Isto é motivo de orgulho para os gestores, funcionários, profissionais da saúde e toda a população”, disse o vice-prefeito Odir Demarchi.

Atualmente, a unidade realiza consultas oncológicas nas especialidades de cabeça e pescoço, urologia, mastologia, aparelho digestivo, ginecologia, além de oncologia clínica. Para atender à demanda de tratamento em geral, o espaço conta com equipe multidisciplinar, composta por médicos especialistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais.

“Hoje é um dia muito especial, porque deixamos de ser apenas um Centro Oncológico para sermos oficialmente uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. Com isso, vamos ampliar a oferta de serviços, porque haverá recursos federais para custear as ações. É um grande avanço para a saúde pública municipal e de toda a região, além de ser uma conquista extraordinária para a população “, ressaltou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Gestão compartilhada

Em fevereiro deste ano, a unidade passou a ser administrada pela organização social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura, também responsável por gerir o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São José.

Até julho, a unidade de saúde havia realizado 2.398 sessões de quimioterapia, 2.617 procedimentos de enfermagem, 3.197 consultas e 258 cirurgias de baixa e média complexidade. Considerando as coletas para exames, curativos e transfusões de sangue, a unidade realizou 11.902 procedimentos no período.

Além disso, o centro também recebeu duas importantes campanhas de conscientização sobre câncer colorretal e de pulmão. As campanhas foram coordenadas pela equipe médica do Grupo SOnHe, entidade contratada pela OS para compor a Unacon.

No estabelecimento também foram implantados Protocolos Operacionais Padrão (POPs) de atendimento, além de 16 protocolos clínicos, visando garantir a qualidade e a padronização nos atendimentos prestados, todos baseados nas melhores práticas e evidências já estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

A Unacon é um espaço de tratamento oncológico dotada de infraestrutura adequada, acesso a equipamentos e tecnologias de ponta, bem como a coordenação efetiva com outras unidades de saúde, buscando a integralidade do cuidado e melhor qualidade de vida dos pacientes.

unacom

Hospital do Câncer de Americana será custeado 100% pelo Ministério da Saúde

 

PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP