O Procon de Americana tem recebido inúmeras reclamações de golpes aplicados em idosos, que vão desde a cobrança de pacotes de interatividade em aparelhos telefônicos até assinaturas equivocadas de empréstimos consignados. Os registros de reclamações são muito comuns por se tratar de um grupo em que nem todos dominam as novas tecnologias e não são orientados de forma eficaz para se atentarem a golpes financeiros. O órgão municipal registrou, até agosto deste ano, 75 reclamações financeiras relacionadas a empréstimos consignados para idosos. Este é um número expressivo e que merece atenção. O Procon realizou uma palestra na quarta-feira (4), no Civi (Centro de Valorização ao Idoso) de Americana, e abordou este tema como forma de tentar prevenir a aplicação destes golpes. Os idosos puderam compartilhar e trocar experiências, além de anotar as dicas antes da contratação de um serviço. Todos foram orientados a redobrar atenção para cobranças indevidas por parte de associações e seguradoras, prática também comum com o público da terceira idade. Mencionamos, ainda, as empresas de telefonia que enviam mensagens para contratação de serviços interativos e, de forma dúbia, levam o consumidor ao erro, contratando um pacote que não desejam.
Reiteramos que a população tem à disposição o Procon, um órgão sério e que deve ser procurado por todos que se sentirem lesados de alguma forma, no que tange à relação de consumo. O órgão é um meio que pode trazer justiça às vítimas de golpes e atua ainda como mediador em casos de prática abusiva. Em Americana, o Procon fica no Paço Municipal e dispõe de fiscais preparados para atendimentos e orientações. Acima de tudo, no entanto, é preciso que cada consumidor busque entender seus direitos e aja no momento em que se perceber em situações abusivas. 
Alex Niuri ??? Secretário de Negócios Jurídicos e responsável pelo Procon de Americana