Então o gigante acordou? Ou estava sonâmbulo?

Não sei, mas foi lindo ver as pessoas de minha Cidade, de meu Estado e de meu, Pais indo para as ruas com palavras de ordem até acreditei, me emocionei, e fui também???,ahhh foi lindo, atingiu-se alguns objetivos sim é fato, mas só R$0,20 é o que vale a força de um povo? Os mensaleiros condenados continuam rindo da população, assim como alguns lideres políticos de alta corte estrelista, que a principio ficaram assustados, mas o susto acabou, que lamentável, ai o que restou? Somente alguns jovens, cheio de ideais e com uma esperança imensa de conseguir, mudanças necessárias para o Pais, como a erradicação da corrupção, como um restabelecimento da seriedade, credibilidade e transparência das instituições, o que à algum tempo atrás poderia se achar utopia, mas agora sabemos que é possível, mas de forma inteligente usado ao favor de toda a população.

Mas como fazer se usaram de baixos, e vis situações, plantando coisas e pessoas para desestruturar o movimento, mas o recado foi dado, porém fico apreensivo em relação a algumas pessoas jovens que misturaram as coisas, que misturam direitos e reivindicação com intolerância e desrespeito e até frustrações do 4º turno e focam em imputar as autoridades politicas locais e à pessoas, toda a negatividade de suas derrotas pessoais, e quero estar enganado e prefiro pensar que ainda não estão maduros o suficiente para entender o que é democracia, pois ainda não estão prontos, aliás me chamam de ???Reaça???, por defender a ordem o respeito e minhas posições ideológicas, em especifico aqui em nossa amada Americana, minhas opiniões e as de ninguém que não seja a dos revolucionários Mc Donalds, tem o mínimo valor, causando furor, rebeldia e ira entre outros exageros mais, muitos deles não sabem nem porque estão no oba oba , só sabem que estão porque acham legal ter um vídeo ou uma foto em alguma situação ligado a política oposicionista sem ao menos conhecer ou saber que tudo na vida tem regras, mas o importante é postar nas redes sociais, e se sentir o??? O Cara???.

Eu sempre achei legitimo qualquer que seja a manifestação de forma ordeira e inteligente, mesmo que eu não concorde com ela ou com o motivo da mesma, porém respeito e deveria ser assim com todos, mas sabemos bem que não é, o que assistimos a uns dias atrás, da intervenção da Guarda Civil para conter os ânimos exaltados de alguns manifestantes ???revolucionários Mc Donalds???, como gosto de chamar a eles carinhosamente.

Eu faço um convite aos nossos Mc???s para que assim que tenha oportunidade acessem o Google e façam uma busca de alguns movimentos do passado, como por ex: Dante de Oliveira, como o movimento dos caras pintadas que rendeu vários mandatos ao Senador Lindbergh Farias , aproveitem para uma olhada ???en passant??? em livros que versem sobre direito constitucional e Administrativo, para que possam entender como funciona um processo democrático de direito e de fato.

Que existem regras, ritos e leis e sabemos bem que em democracia podemos tudo, nada é proibido ??? teoricamente??? ,mas também sabemos que os direitos são iguais para todos e termina quando começa o do outro, e como dizem os professores de Direito: ??? A Justiça não socorre a quem dorme??? e para se ter direito, não podemos esquecer em momento algum dos deveres.

Fico triste ao ver tanta energia e inteligência a serviço de algumas pessoas que adoram o quanto pior melhor, que adoram cultuar e cultivar o feio o caos, a desgraça. Não é com denuncismos, ameaças e badernas que vamos conseguir mudar horários ou leis que ainda não foram elaboradas, podemos conseguir isso com inteligência. Poderia ser melhor e diferente se ao invés de arrumarmos inimizades poderíamos usar a força contrária dando sugestões e até mesmo apresentarmos e debatermos projetos e com isso, ajudando as pessoas que detém os mandatos a mudar, melhorar e não querendo fazer leis e ter direito a voto nos projetos sem ter mandato, e juntos podemos fazer uma cidade melhor e mudar nas urnas, caso precise.

Mas e ai, caso isso aconteça como fica o povo do contra? Que não ajuda em nada, que só fazem evidenciar problemas que sabemos não serem de exclusividade de nosso município, sabemos que estamos bem, mas também sabemos que temos muito a fazer para mudar e melhorar, e para que possamos fazer mais e mais rápido, vamos começar a enxergar o copo meio cheio, vamos deixar de ser revolucionários Mc Donalds e virarmos heróis de nossa historia e de nossa cidade, e com orgulho colocar um tijolo na parede da historia, e não ter uma historia amarga triste, e injusta de quem tomou borrachada e que foi preso, isso nos dias de hoje não funciona mais, já passou este tempo e algumas pessoas adorariam que eles voltassem.

Ainda em tempo a Câmara Municipal é a casa de leis e do povo, mas do povo representado pelos vereadores e temos que entender que lá é casa do povo, mas também é a casa de trabalho dos vereadores e nos dias de sessões quem tem direito a voto é o vereador e são eles que fazem leis e votam com procurações dadas nas urnas, e homologadas por juízes, logo não podemos achar que por trata-se de um espaço público podemos atrapalhar ou impedir o trabalho dos nossos nobres???Edis???.

Mas eu ainda acredito que podemos mais e melhor e juntos com inteligência, mudar este estado de coisas. A arte de buscar o comum entre os diferentes é o grande exercício da democracia.

Jorge Ramos é jornalista MTB 52468