O vereador Leitinho Schooder (PDT) está pleiteando na Câmara de Nova Odessa a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar 21 denúncias de supostas irregularidades que envolveriam o governo Bill (PSDB). Os apontamentos foram feitos na semana passada, durante o uso da Tribuna Livre, pelo ex-vereador Antonio Marco Pigato (PT). Leitinho conta com a assinatura do vereador Professor Antonio (PT), necessitando de mais uma para abrir o procedimento investigativo.
As acusações feitas pelo ex-parlamentar petista dizem respeito a supostas irregularidades e ilegalidades envolvendo compras e outras ações adotadas por agentes públicos em pouco mais de um ano da atual gestão municipal. Leitinho cita que os casos levantados somam, ao todo, mais de 300 páginas de um ‘dossiê’ já entregue no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
São denúncias quanto à contratação de funcionários comissionados e os impactos na folha de pagamento, possíveis casos de nepotismo (parentes na administração pública), contratação de serviços terceirizados e diversas aquisições de equipamentos (com e sem licitação), entre outros temas. Leitinho afirma que o TCE-SP teve ciência dos apontamentos feitos. “Auditor do Tribunal de Contas inclusive esteve na Prefeitura levantando documentação”, conta.
Para o vereador, é necessário que o Poder Legislativo investigue o assunto por meio de uma comissão. “Os indícios de irregularidades foram apresentados aos respectivos órgãos competentes e também aos vereadores, que têm o dever de fiscalizar. Queremos apuração até as últimas consequências, para exigir punição dos responsáveis pelas possíveis ilegalidades”, completa. Leitinho busca pelo menos mais uma assinatura para abrir a CEI.